Como Controlar a Ansiedade e Não Descontar na Comida – Nathalia Reis – Coach Emagrecimento

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Como Controlar a Ansiedade e Não Descontar na Comida.
Nathalia Reis – Coach Emagrecimento.

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Como Controlar a Ansiedade e Não Descontar na Comida – Nathalia Reis – Coach Emagrecimento.

Como controlar a ansiedade e não descontar na comida.
Alguns transtornos quase sempre têm início em problemas emocionais.
Portanto com a ansiedade não é diferente.
Por isso, hoje eu vim te dar algumas dicas que serão muito úteis naqueles momentos em que bater aquela ansiedade muito grande e der vontade de descontar na comida.

Primeiramente você precisa entender que a ansiedade pode ser controlada caso você tenha muita força de vontade e entenda que em excesso ela não te faz bem.
Então siga essas dicas abaixo que tenho certeza que irão te ajudar.

 

Reduza o consumo de açúcar

Sim, eu sei que não é fácil, mas te garanto que se você se esforçar no início para conseguir essa mudança, já irá refletir de forma muito positiva.

Aliás, o doce vicia, e quanto mais você come, mais você quer comer.

Quando você reduz ou até mesmo o elimina da sua vida, você passa a sentir menos vontade de ficar beliscando coisas doces o dia todo, e certamente terá menos ansiedade.

 

Aumente o consumo de água

De acordo com especialistas é recomendado o consumo de no mínimo 1,5 litro de água por dia.

De fato, a água além de hidratar bastante, vai te ajudar a ter uma maior sensação de saciedade.

Quando você tem uma sensação de saciedade por mais tempo no seu dia, você certamente sente menos fome.

Portanto, sentindo menos fome, você acabará reduzindo também a sua ansiedade por comida.

 

Reduza o consumo de carboidratos

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Ansiedade por comida

O excesso de carboidratos também pode fazer com que a sua ansiedade por comida aumente significativamente.

Portanto, evite alimentos que contenham carboidratos em excesso e prefira os que contém menor quantidade, com baixo índice glicêmico.

Exemplos de alimentos que contém muito carboidrato:

  • Arroz
  • Macarrão
  • Pães (inclusive os integrais)
  • Feijão
  • Doces (Açúcar em geral)

Exemplos de alimentos que contém pouco carboidrato e baixo índice glicêmico:

  • Carnes e ovos em geral
  • Folhas verdes
  • Tomate
  • Couve-flor
  • Brócolis
  • Abobrinha
  • Berinjela

Existe uma lista bem grande, mas não é o nosso foco neste post.

 

Exercite-se diariamente

Praticar exercícios com frequência é sempre uma boa opção pra te ajudar a controlar sua ansiedade por comida.

Quando você pratica exercício físico o seu corpo libera endorfina (é uma substância produzida por nosso cérebro durante e após uma atividade física, que regula a emoção e a percepção da dor, ajudando a relaxar, gerando sensações de bem-estar e prazer).

Quando você exercita o seu corpo, está cuidando não só da sua saúde física, mas também mental.

Vou listar pra você alguns benefícios de praticar atividade física:

  • Melhoria da função cardiovascular e respiratória;
  • Alivia o estresse e a ansiedade;
  • Fortalece os ossos;
  • Melhora o sono e aumento da habilidade de concentração;
  • Diminui o risco de doenças no coração, pressão alta, osteoporose, diabetes e obesidade;
  • Ajuda a diminuir e controlar o peso;
  • Atividades físicas ajudam a produzir serotonina – o hormônio do bem-estar;
  • A prática de atividade física fortalece o sistema imunológico;
  • Diminui os riscos do câncer de mama, pois os exercícios diminuem os níveis de estrogênio – hormônio intimamente ligado ao câncer de mama.
  • Aumenta a libido e o desempenho sexual, pois melhora a autoestima e o condicionamento físico.

Para obtenção dos benefícios descritos, é recomendado que se realize, no mínimo, 30 minutos de exercício diário (que pode ser uma simples caminhada) durante 4 ou mais dias por semana.

Portanto tenha muita força de vontade, dedicação e paciência, principalmente no início da prática.

Mas, o mais importante mesmo é adquirir o hábito.

 

Distraia a mente

Ao ter vontade de comer um doce ou algum alimento que não deveria, distraia a sua mente.

Busque voltar o seu foco a outras tarefas que dêem prazer, como por exemplo ler um livro, escutar uma boa música, ou outra atividade que você goste.

 

Relaxe

Algumas ervas previnem e aliviam a tensão causada por uma variedade de contratempos frequentes na vida de todas as pessoas.

Infusões de camomila, chá verde e valeriana tomadas antes dormir ou pela manhã ajudam a reduzir a ansiedade.

 

Consuma mais proteínas

Não estou dizendo para viver somente de carnes e ovos, mas também não fique demais sem esses alimentos.

A proteína se consumida de forma adequada alivia o estresse e te traz uma sensação de saciedade.

 

Elimine toda a tentação

E por último essa dica simples mas valiosa.

Elimine toda a tentação da sua vida.

É muito mais fácil resistir quando você não tem os alimentos proibidos na sua frente.

Então opte por ter na sua casa apenas alimentos saudáveis e que vão contribuir para reduzir essa ansiedade e compulsão pela comida.

Ainda tem dúvida se está com Fome ou Vontade de Comer? Leia mais.

Dúvidas? Deixe aqui nos comentários.

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