Musculação engorda?

Musculação engorda?

Perfect abdomen muscles of a female Musculação engorda?

Musculação pode aumentar peso, mas não engorda.
A pergunta é muito comum nas academias.
E a resposta também: não.
Embora já se tenha acreditado que, para emagrecer, apenas atividades aeróbicas seriam eficientes, estudos apontam que um bom treino visando o emagrecimento deve incluir exercícios de musculação combinados aos aeróbicos.
Cada quilo de músculo consome, em média, 20 calorias por dia, enquanto um quilo de gordura gasta de três a nove calorias. Portanto, um organismo com mais massa magra (músculos) gasta mais calorias para se manter, mesmo em repouso. Logo, o metabolismo acelera, e o emagrecimento se torna mais rápido, segundo o personal trainer Vinícius Possebon.
Mas, nesse tipo de treino, emagrecer não significa, necessariamente, perder peso. Pode parecer estranho, mas é possível perder uns bons quilos de gordura sem movimentar o ponteiro da balança. Puxar ferro fortalece a massa muscular e ela pesa, lembra Possebon. Entretanto, como a musculatura ocupa menos espaço no organismo do que a gordura, é possível perder medidas sem perder peso e ainda ficar com o corpo sarado.
De acordo com uma recente revisão bibliográfica realizada pela Universidade de Gainsville, nos EUA, a musculação ainda proporciona redução do colesterol, melhora da circulação sanguínea e até de quadros de depressão.

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