Iluminação de academias

Iluminação de academias ajuda na prática dos exercícios.

Encontre as melhores academias no body ticket
Encontre as melhores academias no body ticket.
Texto: Mariana de Viveiros
Texto: Mariana de Viveiros

O projeto luminotécnico deve considerar a atividade realizada em cada ambiente: a luz pode ser intensa ou moderada, indireta, difusa, cênica…

Não há dúvidas entre os especialistas da importância do projeto luminotécnico em academias. “A luz é essencial para a ambientação, pois como nem sempre as atividades físicas são feitas com prazer, ela pode oferecer a sensação de bem-estar e conforto”, diz a arquiteta e lighting designer Neide Senzi. Segundo ela, luzes acima do nível ideal ou que geram pontos de luz nos olhos das pessoas – principalmente quando estão fazendo exercícios deitadas com a barriga para cima (abdominais, por exemplo) – podem abalar o emocional do aluno. “O controle do ofuscamento é muito importante, porque a luz não pode ferir os olhos”, afirma Neide, que recomenda o uso de luminárias que ‘escondam’ a lâmpada e promovam iluminação indireta (voltada para o teto). O uso de difusores também é uma boa opção.

LUZ IDEAL X AMBIENTE

A luz de um vestiário é completamente diferente da luz de uma sala de spinning, que, por sua vez, não é a mesma da área de musculação.

De acordo com Neide, o projeto luminotécnico varia de acordo com o ambiente da academia, pois deve acompanhar as tarefas que nele são realizadas. “A luz de um vestiário é completamente diferente da luz de uma sala de spinning, que, por sua vez, não é a mesma da área de musculação”, ilustra.

A luz está relacionada à liberação de energia, produtividade e empenho. Assim, algumas atividades como musculação e natação precisam de iluminação mais intensa, pois quanto mais claridade, maior a disposição para malhar. Para não errar, basta pensar: quanto mais escuro o ambiente, mais relaxado o aluno ficará; quanto mais claro, mais pique terá. “Isso é comprovado. fazemos uma analogia com a luz do Sol. O dia é propício às atividades físicas, enquanto a noite ao relaxamento”, explica a lighting designer. Veja a seguir, como iluminar algumas salas:

Salas de ioga e pilates: Essas atividades exigem concentração, portanto a iluminação deve ser controlada para promover a sensação de sossego e relaxamento. Neide recomenda a luz mais amarelada (morna). “Nessas salas, os alunos poderiam se exercitar com uma vela acesa, à meia-luz”, brinca. Iluminância ideal = 300 Lux.

Sala de spinning: A iluminação cênica é bastante utilizada. Nesse caso, a luz acompanha a música para dar um ar teatral à aula e incentivar o aluno a pedalar. “Pode-se instalar estrobos, globo de espelhos e refletores para transformar a sala numa boate; o aluno entra no ritmo da balada enquanto pedala”, compara o arquiteto Eduardo de Castro Mello. Neide explica que há vários sistemas para a troca de cor: ela pode ser programada ou manual (o professor altera com um controle remoto). “Hoje, é possível mudar a cor da sala até com o iPhone. Um aplicativo é ligado à informação da fonte de luz e a um aparelho de radiofrequência wi-fi que conecta todas as luzes da sala. Lá fora, já é usado há mais ou menos um ano, mas aqui no Brasil esse sistema ainda é novidade”, conta Neide. Iluminância ideal = acima de 500 Lux.

Salas de musculação, lutas, dança e exercícios aeróbicos: Musculação e atividades cardiovasculares são atividades que consomem muita energia (nos mexemos mais e, consequentemente, transpiramos mais), portanto, a iluminação deve ser mais intensa (luz branca). “A sala de musculação não pode ser escura para não dar sono e não gerar cansaço. Ela precisa parecer um ambiente de trabalho, um escritório”, recomenda Neide. Nas salas de dança também pode ser usada iluminação cênica.
Iluminância ideal = acima de 500 Lux.

Piscina: A área para prática de natação deve ser bem iluminada. Recomenda-se que as lâmpadas sejam colocadas fora da projeção do tanque de água para evitar acidentes caso caiam e também para facilitar a manutenção. “Imagina ter que colocar uma escada dentro da piscina para trocar a lâmpada?”, diz Mello. O arquiteto sugere ainda o uso de rebatedores (projetores que jogam a luz em refletores – que podem ficar sobre a piscina – para que reflita na água). Iluminância ideal = de 600 a 800 Lux.
LUZ NATURAL É SEMPRE BEM-VINDA

Pode-se instalar estrobos, globo de espelhos e refletores para transformar a sala numa boate; o aluno entra no ritmo da balada enquanto pedala.

Nem sempre é fácil aproveitar a luz natural em academias por conta da disposição das salas. Por isso, Mello sugere o uso de tubos que tragam luz externa para ambientes internos. “Com eles é possível trazer uma luz difusa para uma sala que esteja afastada da fachada”, indica o arquiteto. E alerta para a questão do ofuscamento: “Não adianta nada quebrar uma parede e colocar uma janela, se o sol entrar direto. Iluminação não é sinônimo de raios solares”. Neide concorda: “A luz natural implica na entrada de calor ou alta intensidade de luz no ambiente. Não faz sentido aproveitar a luz natural, mas precisar instalar um sistema de ar-condicionado potente, que consome muito mais energia que a iluminação”, opina a arquiteta.

Neide defende a mistura de luz natural e artificial, principalmente na sala de musculação e na piscina. “Quando entrar luz natural, a artificial pode ser reduzida (ou até mesmo apagada) e vice-versa”, observa.

DE OLHO NA EFICIÊNCIA ENERGÉTICAHoje em dia, a maioria das academias abre logo cedo e só fecha depois da meia-noite. Algumas ficam abertas 24 horas. Para economizar energia, é importante dar prioridade a lâmpadas eficientes, que tenham baixo custo de manutenção. As lâmpadas fluorescentes, por exemplo, têm alta capacidade de iluminação. A tecnologia LED é outra opção. Mas Neide pondera que há vários sistemas de LED e que é preciso analisar cada um. “Não é todo LED que ilumina bem e dura bastante. Depende do fornecedor, da tecnologia envolvida, da luminária”, adverte. E acrescenta: “Além disso, o custo inicial do LED é bem mais alto que o das lâmpadas tradicionais”.

Eduardo de Castro Mello
Eduardo de Castro Mello
Neide Senzi
Neide Senzi

Novidade digital no mundo fitness, chegou o Body Ticket.

Encontre as melhores academias no body ticket
Encontre as melhores academias no body ticket
Novidade digital no mundo fitness, chegou o Body Ticket
Novidade digital no mundo fitness, chegou o Body Ticket

Você já parou para pensar o qual o preço de academia ideal para se gastar por mês? Considerando a infraestrutura, o local e atendimento, qual valor vale a pena investir? Muitas pessoas ficam com essas dúvidas quando vão decidir aonde fazer seus exercícios físicos.

Você já teve dificuldade para encontrar a academia certa perto da sua casa ou serviço? Ou pesquisou na internet, ligou para diversos estabelecimentos, pediu dicas para amigos, vizinhos e não encontrou um local perto que ofereça aquela atividade física da moda que tá todo mundo falando? Ou, quem sabe, já frequenta uma academia e quer facilidade e velocidade na hora de renovar o plano, e sem pagar mais caro por isso? Pensando nestas situações que foi criado o Body Ticket: uma plataforma online onde você adquire os planos das melhores academias, estúdios, assessorias esportivas da cidade, com poucos cliques. O Body Ticket é perfeito para quem treina ou quer treinar em um só lugar, e principalmente pagar o mesmo preço do estabelecimento, podendo parcelar a compra sem juros e com toda segurança na hora de colocar seu no cartão de crédito, sem correr riscos.

Encontre as melhores academias no body ticket
Encontre as melhores academias no body ticket

É muito rápido e fácil comprar no Body Ticket.

Entenda como funciona: Acesse o site bodyticket.com.br no seu computador, tablet ou celular e utilize os filtros que a plataforma oferece para achar o local e atividade ideal: cidade, bairro, modalidade e preço. Quando o sistema retornar o resultado das buscas, clique nos estabelecimentos para ver as fotos do local, endereço, modalidades oferecidas, grade de horário, planos e preços. Quando encontrar o plano que mais combina com seu estilo e bolso, faça o pagamento online com rapidez e segurança. Você recebe por email um voucher assim que a compra for aprovada. Apresente este código na recepção da academia e a recepcionista irá validar seu plano. Bom treinamento!

Saiba como adquir o seu plano de academia e ficar em forma sem pesar o bolso

Vantagens para os donos de academias.

O Body Ticket também é uma excelente ferramenta de vendas para as academias. Afinal, se é tão fácil para o usuário encontrar uma academia e comprar um plano, por que ficar de fora? A plataforma investe em marketing digital para que os estabelecimentos tenham uma presença digital forte e sejam encontrados pelos potenciais clientes. Outra grande vantagem é que anunciar os planos na plataforma não tem custo, apenas uma pequena comissão sobre as vendas efetuadas. Se você é dono de uma academia e está interessado em ter mais vendas, 24h por dia, 7 dias por semana, acesse bodyticket.com.br/academias/cadastre para saber mais e cadastrar o seu estabelecimento.
Cadastre sua academia gratuitamente no Body ticket

Saiba como adquir o seu plano de academia e ficar em forma sem pesar o bolso.

Academia credenciada Body Ticket vendas de planos online
Academia credenciada Body Ticket vendas de planos online

É muito rápido e fácil comprar no Body Ticket

Encontre agora sua academia no Body Ticket
Encontre agora sua academia no Body Ticket

Body Ticket academias

Encontre as melhores academias no body ticket
Encontre as melhores academias no body ticket
Revista Exclusive, Notícias e reportagens sobre os principais eventos em BH
Revista Exclusive, Notícias e reportagens sobre os principais eventos em BH