Step class for gym

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O step é uma das modalidades da ginástica mais antigas e populares nas academias. Envolve música e exercícios coreografados, o que se torna uma maneira divertida de ficar em forma. Um segmento que pode ser uma solução para aqueles que não querem manter uma vida sedentária, mas também não se adaptam a exercícios monótonos com séries repetitivas como os praticados nos aparelhos de musculação, por exemplo.

Alguns números mostram que essa atividade é mais eficaz e proporciona menos ricos de contusões se comparada com a ginástica aeróbica e com a corrida. Estudos do Colégio Americano de Medicina do Esporte mostraram os benefícios que as aulas de step podem trazer para uma pessoa. As pesquisas apontaram uma melhora de até 16% na aptidão cardiovascular, aumento médio de 13% no consumo de oxigênio e diminuição de 1,4% no porcentual de gordura num programa inicial de 12 semanas. O estudiosos lembram que para alcançar esses números é necessário uma frequência de duas vezes por semana.

Uma pessoa pode queimar até 700 calorias em uma aula. A atividade dura uma hora e é feita com exercícios coreografados. Os principais músculos trabalhados são panturrilhas, coxas e bumbum.

Como a atividade é feita com música e com coreografia, exige uma certa coordenação motora.
Quem não possui coordenação pode aprender as coreografias sem muita dificuldade. As aulas apenas não são indicadas para aqueles que possuem problemas graves nos joelhos e tornozelos, como rompimento de algum ligamento ou se tiver algum ligamento frouxo.

Apesar do step ser um exercício intenso e que traz uma série de benefícios e a perda de muitas calorias, ele não é uma atividade que se basta. A personal Maria Luiza explica que essa modalidade de ginástica trabalha mais as pernas e bumbum. Os membros superiores (braços, peito, costas) não são trabalhados com a mesma intensidade. As roupas indicadas para fazer as aulas são as de malha e o tênis precisa ter amortecedor.

Não é porque o step é uma atividade saudável e com riscos menores de contusões que você vai começar a fazê-lo sem nenhum cuidado. Para iniciar, evite os movimentos mais bruscos e prefira os steps mais baixos, entre 10 a 15 centímetros de altura. E é preciso o acompanhamento de um profissional. Cuidado também com os movimentos de giro, eles podem causar alguma contusão nos joelhos.

Onde tudo começou – Contraditório e curioso, o step surgiu graças a uma contusão. Em 1986 a professora Gim Miler sofreu uma lesão e foi recomendada pelo seu fisioterapeuta a ficar subindo e descendo um banquinho de madeira para reforçar os músculos da coxa. Essa atividade é similar a tarefa de subir e descer escadas. A professora achou entediante aquele sobe e desce e começou a combinar, por meio da sua criatividade, movimentos de braços com as pernas e fazer variações divertidas e interessantes.

A idéia de Gim Miler deu tão certo que três anos depois a Reebok aperfeiçoou os exercícios e lançou no mercado uma nova atividade. Os exercícios são até hoje requisitados nas academias porque são uma ótima atividade cardiovascular e ainda fortalecem os músculos desenvolvendo a coordenação motora, o reflexo, além de emagrecer.

O step vêm se aperfeiçoando e possui as mais variadas combinações com ginástica localizada, com street funk, com circuito e com pesinhos de mão. Tudo sempre no ritmo das músicas fazendo com que a aula fique divertida.

 

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