Fome ou vontade de comer? – Nathalia Reis – Coach Emagrecimento

Fome ou vontade de comer?
Nathalia Reis – Coach Emagrecimento.

Fome ou vontade de comer? – Nathalia Reis – Coach Emagrecimento
Fome ou vontade de comer? – Nathalia Reis – Coach Emagrecimento.

Você tem fome ou vontade de comer?
Preparei este post para que você entenda a diferença entre fome e vontade de comer e saiba como agir sem prejudicar os seus resultados.
Quem nunca passou um dia inteiro com aquela sensação de “fome de leão”?
Se você passou ou ainda passa por situações assim é um sinal de alerta e que deve ter muita atenção à isso.
Se você não passa meia hora sem vontade de mastigar alguma coisa, esse pode ser um hábito que vai jogar todo o seu esforço pelo ralo.

Como diferenciar se estou com fome ou com vontade de comer?

Você provavelmente já ouviu falar que fome é diferente da vontade de comer certo?

E realmente são duas sensações bem diferentes.

É muito importante que você entenda a diferença entre as duas para que você consiga se manter firme na dieta e atingir o peso desejado.

O problema é que achamos que é simples identificar o que é fome, pois a única saída seria comer.

Mas o que pode acabar acontecendo, é você encarar como fome aqueles desejos de consumir alimentos específicos.

Isso acontece em determinados momentos de muita ansiedade, estresse ou depressão.

Fome (Fome fisiológica)

Normalmente a fome está relacionada com as necessidades biológicas do organismo.

Quando as reservas de nutrientes e energia estão escassas, o seu corpo começa enviar pra você sinais de que você precisa repor esses nutrientes, ou seja, comer.

Normalmente os sinais de fome são físicos e quase sempre fáceis de identificar.

Claro que esses sinais podem variar de uma pessoa para outra, mas basicamente esses são os principais:

  • Estômago roncando
  • Dores de cabeça ou enxaqueca
  • Cansaço
  • Irritabilidade
  • Tontura
  • Impressão de um buraco no estômago
  • Mau humor
  • Fraqueza.

Normalmente para matar a fome comemos quaisquer alimentos de nossa preferência que estiverem disponíveis naquele momento, sem muita exigência de algum alimento específico.

Após iniciar o consumo dos alimentos as sensações descritas acima automaticamente vão desaparecendo e encontramos a saciedade.

Vontade de comer (Fome emocional)

A vontade de comer, também conhecida como fome emocional, normalmente não é relacionada às necessidades biológicas do nosso organismo.

Na maioria das vezes está associada ao nosso emocional e psicológico.

Normalmente a vontade de comer se manifesta com vontade de alimentos específicos de alta teor calórico, como por exemplo, batata frita, refrigerante, chocolate, doces e massas em geral.

Essa vontade não está ligada aos sinais físicos que a fome representa, e normalmente você começa a ficar o dia inteiro pensando naquele alimento específico que quer comer.

Você come outras coisas, mas aquela vontade não passa, porque o que você comeu não foi capaz de proporcionar o mesmo conforto e prazer que comer aquele alimento específico que você tanto deseja trará.

Isso é muito diferente do que ocorre na fome, que quando você come qualquer alimento já vai te dando uma sensação de conforto e saciedade.

Algumas das sensações que sente quando está com vontade de comer (fome emocional):

  • Angústia
  • Solidão
  • Raiva
  • Felicidade
  • Depressão
  • Ansiedade
  • Desejo de comer algo específico
  • Tentação

Veja na imagem abaixo mais algumas diferenças entre as duas situações:

Fome ou Vontade de Comer
Fome ou Vontade de Comer

Como devo agir quando sentir fome?

Não encare a fome como algo ruim e que deva ser ignorado, afinal de contas são as necessidades básicas que o seu corpo tem e precisam ser supridas.

Por isso quando a fome chegar, coma. Escolha alimentos saudáveis, faça uma refeição variada, colorida e saborosa.

Mastigue os alimentos com calma e desfrute do sabor de cada um deles.

E tenha atenção ao momento em que encontrar a saciedade, não precisa parar de comer somente quando tiver com a sensação de estufamento.

 

Como devo agir quando sentir vontade comer?

Por outro lado, quando bater aquela vontade incontrolável de comer um chocolate por exemplo, e esse pensamento não sair da sua cabeça, busque outras alternativas.

Encontre alguma outra coisa para fazer que te distraia e tire o seu foco dessa vontade louca de comer o chocolate ou o alimento que está desejando naquele momento.

Busque praticar alguma atividade que te dê prazer, como ler um livro, ouvir uma música, ou se possível até praticar uma atividade física.

Tome cuidado para não depositar nos alimentos uma forma de encontrar prazer e satisfação, principalmente se estiver passando por problemas emocionais.

Lembre-se que todos nós passamos por momentos de ansiedade, estresse e angústia, e descontar nos alimentos essas sensações não vai por fim a esses sentimentos.

Uma dica é observar os motivos que desencadeiam sua vontade comer, para que você possa lidar com eles de forma sábia, ou se possível até evitá-los.

Quando você percebe em quais momentos está tendo esse desencadeamento da vontade de comer, fica mais fácil encontrar alternativas para evitá-los.

Espero que esse post te ajude na sua caminhada e aprenda o que fazer quando bater a vontade de desistir.

Dúvidas? Deixe aqui nos comentários.

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