Introdutório Fascial Fitness – Johannes Freiberg

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Introdutório Fascial Fitness – Johannes Freiberg

Captura de Tela 2018 04 09 às 21.14.49 - Introdutório Fascial Fitness - Johannes Freiberg
Introdutório Fascial Fitness – Johannes Freiberg

Introdutório sobre o que é Fáscia, suas qualidades e como treinar.
Pré-requisitos
Profissionais da área de movimento e interessados em estudar o que é Fáscia.

Ministrante:
Johannes Freiberg
Carga Horária

16 aulas de 45 minutos
Investimento

R$ 1.250,00 à vista

Organização: Sophia Lanz

55 (31) 996.903.187

Local: Primeiro Ato – Rua: Bernardo Mascarenhas,305,
Cidade Jardim – Belo Horizonte (MG)

Captura de Tela 2018 04 09 às 21.28.28 - Introdutório Fascial Fitness - Johannes Freiberg
Introdutório Fascial Fitness

fascia O QUE - Introdutório Fascial Fitness - Johannes FreibergO que é?

O curso introdutório de Fascial Fitness irá explicar O QUE É O TECIDO CONJUNTIVO, e as pesquisas por trás do treinamento do nosso tecido conjuntivo, ou Fáscia, bem como oferecer exercícios práticos destinados a tipos específicos de fáscia com base nos resultados científicos mais recentes.

É primeira etapa do processo de formação de Treinadores Fascial Fitness.

Carga Horária

16 horas

A quem se destina?

O programa de certificação de curto prazo para treinadores se destina a treinadores nas áreas de esportes, fitness e ginásticas, bem como do campo somático (Pilates, Yoga, Rolfing, Body Mind Movement, Feldenkrais, terapias corporais, etc).

O pré-requisito para a participação é uma formação prévia completa em esportes, treinamento ou terapia de pelo menos 300 horas.

Conteúdo Teórico

– Fáscia como molas elásticas com capacidade de armazenamento cinético ( elásticos e molas)

– Alongar em longas cadeias de tensão global, em vez de áreas locais

– Movimento de deslizamento através de cisalhamento

– Fáscia como nosso maior órgão sensorial

– Substância fundamental e a dinâmica dos fluidos da fáscia

– Tensão ótima e a rede corporal (“tensegridade”)

– Variações nos períodos de carga, hidratação e regeneração

– Como o tecido conjuntivo pode se tornar forte e resiliente?

– Como o tecido conjuntivo pode permanecer flexível e elástico enquanto envelhecemos?

Conteúdo Prático

– Mecanismo de catapulta: salto e saltitos

– Retorno elástico: carga do impulso com e sem peso

– Extensão Fascial: Longas Cadeias miofasciais ao invés de trechos locais,  alongamentos suaves e alongamentos dinâmicos com carga

– Liberação Fascial: técnicas de liberação com bolas e rolos

– Refinamento Sensorial: percepção corporal e estimulação proprioceptiva.

fascia FORMA DE PAGTO - Introdutório Fascial Fitness - Johannes FreibergInvestimento

Você pode pagar à vista com desconto ou parcelado no cartão de crédito em até 12 vezes*.

O investimento pode variar de acordo com a cidade. Abaixo você poderá verificar a nossa agenda.

Educação e Credibilidade

O portal Universidade da Fáscia foi criado para facilitar, encorajar e apoiar o diálogo e a colaboração entre profissionais do movimento, clínicos, pesquisadores e acadêmicos,  a fim de promover nossa compreensão das propriedades e funções das fáscias.

Desde 2007,  quando foi criado o Fascia Research Society para a promoção do I  Congresso de Fascia, no Harvard Medical School Conference Center, em Boston e  sob a supervisão da Fundação de Pesquisa Ida P. Rolf,  os estudos da fáscia e sua função quanto à sua Anatomia, biomecânica, fisiologia, citologia, inervação, dor, modelos celulares, deu início a uma larga comunidade – tal qual  o “tecido conjuntivo” – da pesquisa da fáscia, com o objetivo de aprimorar a compreensão coletiva de como o corpo humano funciona, e melhorar os cuidados de saúde.

Neste momento, um largo corpo multidisciplinar com a perspectiva de aumentar  a investigação sobre a natureza verdadeiramente de rede da fáscia, vem apresentando um  emergente campo de pesquisas e práticas sobre a organização global do corpo.

Mesmo se entendendo que a Fáscia seja a rede mais difundida, ela é, talvez, a menos compreendida do corpo humano. Já não mais é considerada como  “restos” de dissecações de cadáveres. Hoje, a fáscia vem atraindo a atenção de cientistas e clínicos por todo o mundo (visto o número crescente de estudos apresentados nestes últimos anos). Apesar disto, ainda muitos cientistas, profissionais do movimento e clínicos, não estão familiarizados ou têm experiências limitadas com o trabalho da fáscia.

Para compreender bem a extensão de sua importância, uma nova  terminologia para a fáscia vem sendo organizada entendendo sua funcionalidade e deste modo, a proposta se faz assim compreender: “Fáscia é o componente do tecido mole do sistema de tecido conjuntivo que permeia o corpo humano, que forma uma matriz tridimensional contínua de todo o corpo,  que se estende para todos os tecidos conjuntivos fibrosos, o que  inclui as aponeuroses, ligamentos, tendões, retináculos, cápsulas articulares, túnicas de órgãos e vasos, epineurum, meninges, periósteo e todas as  fibras intermusculares das miofascias, até o endomísio, com a função de suporte estrutural, nutricional, transmissão de força e comunicação”. (Schleip et al 2012)

 

Networking

Universidade da Fáscia tem o propósito de criar uma extensa rede de comunicação, cujo  interesse é participar da vida das pessoas e influenciar na  difusão do conhecimento da Fáscia e suas Funções, afirmando que o campo da educação continua se dá por meio de informação, confiança e amizade. Por meio das práticas de si e da oferta dos meios de expansão do conhecimento, queremos aumentar ativamente o desenvolvimento e o conhecimento que se forma sobre a Fáscia com o leitor, trazendo as mais recentes informações e as perspectivas de muitos pesquisadores e clínicos de todo o mundo sobre o que é Fáscia, e sua função na organização na estruturação humana.

Por meio de cursos, palestras, grupos de estudo, textos, aulas práticas e webinars, nossa perspectiva é atuar de modo participativo, inovando o conhecimento e tornando o nosso conhecimento um material mais adaptável, flexível, e dinâmico, corporificando nosso senso de movimento através dos conceitos de tensegridade, do corpo como um metasistema onde a dinâmica elástica, se mostre em  gestos mais graciosos, firmes e precisos.

Assim, a Universidade da Fáscia entende que a estrutura e suas funções relatam fortemente o modo como influenciamos e somos influenciados pelos diversos ambientes, biológico, mental, psíquico, linguístico e cultural.

Explorar as fronteiras do conhecimento, introduzir-se no movimento que produz o próprio futuro, discutindo e refletindo os diversos conceitos que já tiveram seu lugar na história dos acontecimentos, investe para que os novos ambientes mais interativos, inovadores se formem.

Este é o nosso desejo mais profundo.

Assim, convidamos você a se mover no terreno fértil do mundo vivo do saber que nos acontece a todo momento.

logo UF site 1 - Introdutório Fascial Fitness - Johannes Freiberg
foto johanes - Introdutório Fascial Fitness - Johannes Freiberg

Johannes Carl Freiberg Neto

Formado em Educação Física em 1983 pela Universidade de São Paulo (USP). Depois de exercer uma longa jornada como atleta e técnico das seleções paulista e brasileira de Caratê onde obteve os títulos de campeão paulista (25x), brasileiro (23x), sul-americano (2x) e pan-americano (2x), ainda registra em seu corpo de conquistas o título de campeão no Mundialito de Angola em 1988 de lutas e formas, e obtém os 3º e 4º lugares nos mundiais do Egito (83) e da França (98). Participou de modo direto na tradução de 15 livros junto à editora Pensamento/Cultrix, sendo o mais conhecido – “O Melhor do Karate” – ( uma coletânea de 11 livros)

O contato com os estudos da fáscia surgiu em 2000 por ocasião de seu ingresso para a formação de Integrador Estrutural Rolfing®, onde obtém os títulos – Estrutural e de Movimento Avançados. Estudou com Hubert Godard em sua formação de Rolfista e com Liz Gaggini a biomecânica do Rolfing®. Fez a formação em terapia Cranio Sacral pelo Milne Institute  e  hoje exerce também a função de professor assistente na formação de Rolfing®. Na ampliação deste percurso, iniciou suas pesquisas em fáscia e movimento se vinculando ao grupo de Fascial Fitness da Alemanha (2014), que tem fortes relações com o Fascial Research Society – um grupo de cientistas da Fáscia que vem buscando investigar a Fáscia nos campos patológicos, fisiológicos e do movimento, como Robert Schleip,  Andry Vleeming, Van der Wal, Tomas Findley, Carla Stecco, Paul Hodges, entre outros.

Desde 2014, vem desenvolvendo no Brasil um projeto para estimular o interesse e o aprendizado sobre a importância do Tecido Conjuntivo no controle motor para dentro dos espaços dos ginásios de esporte e para dentro dos espaços de movimento, com o Tensegridade Funcional – um projeto em parceria com a Core 360 Treinamento Funcional.

Hoje, além de seus trabalhos como Integrador Estrutural  e professor de Karate, atua como Master Trainer Fascial Fitness, sendo responsável pela difusão e ensino do Fascial Fitness no Brasil.

Também vem se dedicando a compreender como a relação entre morfologia e comportamento formam os conteúdos significantes para o gesto e a palavra, visíveis nas atitudes e nas posturas formadas durante uma vida.  Através dos estudos da Psicologia Formativa de Stanley Keleman junto a Leila Cohn,  vem formando uma clínica educativa focada no discurso motor.

Esteve junto ao pensamento de Regina Favre, de 1998 até 2014 onde formou o contexto de seus trabalhos – do corpo como subjetividade – desenvolvendo sua pesquisa sobre Forma e Subjetividade nas práticas do Rolfing®.

Entre os estudos e seu próprio aprendizado nos treinamentos,  pôde  levar adiante e aprofundar-se  em detalhes sobre os  diversos aspectos do movimento fisiológico e comportamental.

Atualmente, se dedica a pesquisar a Fáscia e seu comportamento, por meio dos estudos de Anatomia da Fáscia.

Trabalha como Educador Somático, Treinador Master Fascial Fitness, Integrador Estrutural e Artista Marcial (Karate) por todo o País.

Denise Passos

Desde 1996 atua com as subejetividades individual e nos coletivos, com foco nos aspectos de maturação e desenvolvimento da vida humana.

Terapeuta corporal pelo Ágora – Centro de Formação Neo-reichiano.

Terapeuta formativa com base no pensamento formativo de Stanley Keleman.

Coordenadora e facilitadora de Grupos com base no Psicodrama / Somatodrama e na Psicologia Social,

Gestão e organização no Fascial Fitness Brasil.

Captura de Tela 2018 02 17 às 15.41.29 300x206 - Introdutório Fascial Fitness - Johannes Freiberg
CADASTRE SUA ACADEMIA OU SEU BOX DE CROSSFIT NO BODY TICKET, E OBTENHA SUAS VENDAS ON-LINE. TUDO MUITO FÁCIL E SEGURO CONFIRA AQUI.

Deixe uma resposta