Emagrecer

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Emagrecer

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Aprenda como emagrecer sem ser enganado.
O que faz emagrecer, é o deficit calórico.
Criação de um déficit calórico, veja como montar um no artigo abaixo:
A próxima etapa para seu emagrecimento diz respeito a determinar como criar seu déficit diário de calorias. Para perder peso você precisa inverter as coisas – consumir menos calorias, em um dos lados de uma balança imaginária onde antes as calorias só entravam, e acrescentar calorias ao lado da balança onde antes as calorias saíam (queimando mais calorias em exercícios físicos). Se você fizer ajustes nos dois lados da equação de equilíbrio de energia, terá mais sucesso em sua meta de perder peso.
Conserve a sua perda de peso

A manutenção bem sucedida do peso exige a continuação de seus novos comportamentos alimentares e de atividades físicas, para que você readquira menos que 3 kg em 2 anos e mantenha uma redução na circunferência da cintura de menos de 4 cm. Se você quiser perder mais peso ainda, precisará fazer ajustes adicionais à sua balança de calorias – consumir menos calorias e usar mais delas.

Isso é o que as orientações nutricionais do USDA o incentivam a fazer, não importando o quanto você pretende emagrecer. Se você apenas diminuir o consumo de calorias e não aumentar a atividade física, levará mais tempo para perder peso e não colherá tantos benefícios para a sua saúde. Um modo de criar
um déficit calórico é fazendo ajustes iguais nos dois lados
da balança de calorias.

Se um déficit diário de 500 calorias é a sua meta, então é preciso consumir 250 calorias a menos e gastar mais 250, todos os dias. Naturalmente, você pode ajustar sua balança como quiser e, provavelmente, desejará fazer ajustes à medida que
perder peso e se tornar mais apto ou quando encontrar mudanças no estilo de vida que alterem sua rotina. Se gastar 250 calorias em atividade física lhe parecer muito, inicialmente, tente consumir 400 calorias a menos por dia e gastar 100 calorias por dia em atividade física.

Você pode mudar gradualmente essa proporção, à medida que se sinta mais confortável com a quantidade de atividade física em sua rotina diária. Além disso, quando você não puder realizar sua atividade física habitual como deveria, simplesmente reduza seu consumo calórico em relação ao número de calorias que consome normalmente. É aí que reside a beleza do conceito do equilíbrio de calorias. Você não precisa aderir a uma dieta rígida ou a um duro plano de exercícios. Você precisa, apenas, manter sua meta de déficit diário de calorias em mente e garantir que está seguindo as orientações nutricionais do USDA, além das recomendações para alimentação saudável e atividades físicas.

Um plano realista de perda de peso sempre envolve mudanças na dieta e nas atividades físicas.

ABAIXO EXAME QUE MEDE E CALCULA SEU DEFICIT CALÓRICO.

Bioimpedância
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O que é Bioimpedância?

SAIBA REALMENTE QUAL O SEU PESO PELA AVALIAÇÃO DE GORDURA, MASSA MUSCULAR, METABOLISMO BASAL ATRAVÉS DO EXAME DE BIOIMPEDÂNCIA
O exame foi considerado pelo Consenso Latino Americano de Obesidade como um método apurado para avaliação da composição corporal.

A Bioimpedância Elétrica ( Bioelectrical Impedance Analysis ou BIA ) é um sistema de avaliação da composição corporal.

Através deste sistema consegue-se medir.

O aparelho calcula:

•Real % Gordura Corporal e Peso Gordura
•% de massa magra e massa magra corporal
•% Água Corporal (hidratação correta do corpo)
• Taxa Metabólica Basal (TMB) – Quanto você gasta em calorias por dia.
. Gasto energético atividade aeróbica
. Gasto energético atividade anaeróbica.
. Balanço calórico total.
. frequência cardíaca segura atividade aeróbica.
. Sugestão de dieta para acompanhamento de um profissional de nutrição.
• Valores de Impedância de 50kHz

Este sistema consiste na passagem de uma corrente elétrica de baixa intensidade (500 a 800 µÄ) e de alta freqüência (50 kHz) através do corpo, sendo esta corrente imperceptível.

Os tecidos magros (sem gordura), são altamente condutores por conterem grande quantidade de água e eletrólitos, sendo portanto um meio de baixa resistência elétrica.

Gordura e ossos são maus condutores, oferecendo maior resistência elétrica.

A impedância corporal é a resistência corporal a passagem de uma corrente elétrica, sendo a unidade de medida da mesma feita em Ohms (?).

Quanto maior a quantidade de água contida no corpo, mais facilmente a corrente elétrica irá passar.

O que os resultados da Bioimpedância significam?

Gordura: a gordura representa a energia armazenada no corpo. Todos precisam de gordura no corpo, mas é importante não exceder um limite saudável, principalmente as gorduras que indicam comorbidades, como o excesso de gordura visceral . De uma maneira geral as mulheres possuem maior porcentagem de gordura distribuída pelo corpo do que os homens.

Massa Sem Gordura (MSG): este valor é, literalmente, o que restaria se toda a gordura corporal fosse removida, muitas vezes também chamada de Massa Magra do corpo (MM). Esta massa contém os músculos, os ossos e a água corporal.

Água Corporal Total (ACT): literalmente, a soma total da água no copo. Desde de que a gordura tem essencialmente 0% de água, a ACT está inteiramente contida dentro da MSG. A hidratação, de uma forma geral, é um importante marcador de saúde.

Massa Magra Seca (MMS): MMS é aquilo que restaria se 100% da água fosse extraída da massa sem gordura (MSG). Em outras palavras: MMS = MSG – ACT.

Água Intra-Celular (AIC): esta é a porção da Água Corporal Total que está localizada dentro das células do corpo. A hidratação intra-celular é um importante indicador de saúde.

Água Extra-Celular (AEC): esta é a porção da Água Corporal Total que está localizada fora das células do corpo. Exemplos onde é encontrado AEC incluem, mas não são limitados a: plasma sanguíneo, fluido espinhal, fluidos das juntas, um edema.

Peso Desejado: ou peso ideal, pode vir de uma decisão entre o paciente e o profissional da área de saúde, ou pode ser apontado automaticamente pelo software de composição corporal, que a partir dos dados de entrada e um conjunto de equações matemáticas para este fim, calcula um peso ideal. O primeiro método é o preferido em nosso consultório, pois resultou de uma consulta médica e nutricional detalhada.

Índice de Massa Corporal (IMC): O IMC de uma pessoa é igual ao seu peso em quilogramas dividido por sua altura em metros elevado ao quadrado. O IMC é comumente usado como um indicador para a magreza, sobrepeso e obesidade (clique em IMC para saber mais). Contudo é importante notar que alguém com “sobrepeso” pode não necessariamente estar com “excesso de gordura”. Uma pessoa sedentária, consumidora de calorias em excesso pesando 85Kg e medindo 1,70m e outra pessoa fisiculturista pesando 85Kg e medindo 1,70m terão exatamente o mesmo IMC. São casos como este que demonstram a importância da avaliação da composição corporal através da análise de bioimpedância!

Taxa Metabólica Basal (TMB): a Taxa Metabólica Basal representa o número de calorias que uma pessoa irá usar por dia, pelo simples fato de estar viva, sem praticar nenhum exercício físico e sem ingerir nada (exemplo: deitado em uma cama e apenas respirando). Seria o equivalente ao combustível necessário para manter um carro ligado parado em ponto morto.

Gasto Diário de Energia (GDE): de uma maneira geral as pessoas não ficam deitadas o dia inteiro em uma cama, fazendo nada além de respirar. Para se estimar quantas calorias uma pessoa na verdade queima em um dia (GDE), é feito um cálculo (a partir do software de composição corporal) utilizando-se a Taxa Metabólica Basal (TMB) mais a energia gasta de acordo com o seu “nível de atividade física diária”.

Ângulo de Fase (AF): matematicamente, o ângulo de fase é o arco-tangente do valor da reatância sobre a resistência, que é medido em graus. Vários estudos já foram feitos relacionando-se o ângulo de fase da bioimpedância com fatores relacionados a saúde humana, incluindo condições de sáude de pacientes acamados [5].

Para fazer essa avaliação, o examinado deve deitar calmamente de costas e não fazer movimentos durante o teste. Dois eletrodos do tipo “adesivo” são colocados no punho e dois no tornozelo, em um dos lados do corpo. Os pontos de localização dos eletrodos devem ser desengordurados (com álcool). Os membros superiores não podem tocar o tronco e os membros inferiores não podem estar encostados.

O sistema de Bioimpedância Elétrica com eletrodos nos membros superior e inferior de uso profissional apresentam melhor acurácia que os aparelhos encontrados no mercado, sendo estes geralmente na plataforma de balanças. Nestes os eletrodos encontram-se em contato apenas com os pés (regiões plantares), passando a corrente elétrica somente pelas pernas e pela região pélvica (uma corrente toma sempre o caminho mais curto). Isto resulta em uma composição corporal deficitária devido ao fato de ignorar o tronco e os membros superiores, podendo ocorrer um exagero na proporção de água se a pessoa tem celulite (ou edemas) ao nível dos membros inferiores, ou simplesmente se a bexiga não está vazia.

É um exame feito a fim de analisar a composição corporal de uma pessoa. O exame de bioimpedância permite o conhecimento específico do percentual dos constituindo do peso corpóreo, ou seja, ele esclarece a quantidade de massa magra, quantidade de água corporal e a quantidade de gordura contida no corpo, assim oferecendo o valor correspondente ao IMC (Índice de massa corpórea). Esse exame pode ser realizado em academias e com médicos, principalmente nutricionistas esportivos.

Por que fazer o exame de bioimpedância?
Ele é muito recomendado para pessoas que estão fazendo dietas e desejam perder ou ganhar peso para diversas finalidades. Os programas de atividades físicas e reeducação alimentar podem contar com um melhor suporte, assim, os resultados e mudanças corporais podem ser notadas não só a olho nu, mas com embasamento nutricional.

Como funciona?
O exame de bioimpedância é feito através da aplicação de uma pequena corrente elétrica pelo corpo. Sabemos que a água é o único elemento em nosso corpo que conduz eletricidade, sendo assim, quando a corrente passa pelo corpo, pode-se medir a impedância da água.
O resultado de impedância obtido possibilita o cálculo de volume exato que há de água no organismo, sendo assim computadas com exatidão a quantidade de massa magra e gorda contida no corpo. É importante ressaltar que quanto maior for o percentual de gordura do indivíduo, maior será a complicação para a corrente elétrica atravessar o corpo.
As salas de exame de bioimpedância devem ser climatizadas com temperatura entre 20 e 25 graus.
Os equipamentos utilizados para a realização do exame de bioimpedância podem ser caracterizados como regional, segmentar ou total. Podemos chamar de regional o exame em que a corrente atravessa apenas uma região (superior ou inferior) do corpo. Segmentar consiste no exame em que cada membro é avaliado de forma individual, e o total se refere ao exame em que a corrente atravessa o corpo como um todo, sendo o paciente avaliado em decúbito dorsal, onde são utilizados 4 eletrodos.
A avaliação segmentada é tida como a mais detalhada, pois pode demonstrar as possíveis variações em todas as regiões do corpo.
O bioimpedanciometro octapolar tem se destacado entre as tecnologias do ramo. Ele conta com 8 eletrodos e a medição pode ser feita com a pessoa em pé, o que possibilita a identificação sobre resistência e reactância de todo o corpo.
Há também balanças com visores digitais, as quais possibilitam a medição detalhada dos componentes do corpo, porém, afirma-se ser menos precisa que o exame de bioimpedância com alto suporte tecnológico.
Veja abaixo as informações detalhadas que pode-se obter através da realização do exame de bioimpedância:
Peso corpóreo;
IMC (Índice de massa corpórea);
Massa muscular esquelética;
Massa de gordura corporal;
Massa livre de gordura;
Percentual de gordura corpórea;
Água corporal total;
Taxa de metabolismo basal;
Relação de cintura-quadril;
Controle de gordura;
Controle de músculos;
Análise segmentada de massa magra (quatro membros e tronco);
Impedância de cada segmento.

Devo fazer o exame?
Você deve estar se perguntando se há a real necessidade de se submeter ao exame. É interessante conhecer nosso corpo e verificar quais mudanças poderiam ocasionar uma melhor qualidade de vida, por isso, se você se enquadra entre as pessoas que sofrem com obesidade, sobrepeso ou fatores semelhantes, o exame de bioimpedância pode proporcionar que o seu médico possa acompanhar seu caso de uma forma diferenciada, assim oferecendo um melhor suporte.
Atletas se submetem a esse perfil de exame, mas se você deseja emagrecer ou obter massa muscular de forma saudável, conhecer melhor seu corpo pode contribuir para que você aprimore sua performance nas atividades, obtendo assim mais saúde.
Quem não pode fazer o exame de bioimpedância?
Aparentemente o exame não oferece qualquer risco, mas para evitar qualquer reação ou complicação, restringe-se a submissão de portadores de marca-passo ou quaisquer aparelhos eletrônicos semelhantes. Pessoas com pinos, placas metálicas e gestantes também devem se manter longe desse processo.

Como é o procedimento?
1º passo: Você deve interromper a prática de exercícios físicos e o consumo de bebidas alcoólicas, doces, bebidas com cafeína na composição 48 a 24 horas antes do procedimento;
2º passo: Não frequentar saunas durante as 12 horas que antecedem o exame;
3º passo: Manter-se em jejum durante as 4 horas anteriores;
4º passo: Urinar 30 minutos antes do procedimento;
5º passo: Retirar todos os objetos metálicos do corpo, como joias, aneis, pulseiras, relógios e afins;
6º passo: É necessário que você se mantenha em uma determinada posição de repouso por 5 a 10 minutos.
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Onde fazer?
O exame pode ser feito na
ACADEMIA ABRACADÁGUA
Bioimpedância Tetrapolar em BH

Rua Benjamim Jacob, 93 – Gutierrez, Belo Horizonte – MG, Brasil
Fone: (31) 3334-9090
Atendimento domiciliar ligue e marque 31 3334-9090
Agende seu horário
Horário de funcionamento
  • Segunda a Sexta 07:00 às 18:00
  • Sábado 09:00 às 13:00

Dicas
Faça o exame de bioimpedância com periodicidade determinada, assim você poderá ter um controle sobre suas mudanças corporais e avaliará sua evolução;
Guarde todos os resultados e compare-os;
Compartilhe os resultados obtidos no exame não só com seu médico, mas também com o seu educador físico, dessa forma ele poderá criar um planejamento de atividades condizente com o seu perfil e objetivo;
Hidrate seu corpo antes do procedimento, pois corpos desidratados demonstram menos massa magra, logo, aparentando maior volume de gordura, se comparado aos corpos hidratados. É recomendado consumir, no mínimo, 2 litros de água no dia anterior ao procedimento;
Não é permitido consumir bebidas alcoólicas e que contenham cafeína em sua composição durante as últimas 12 horas que antecedem o exame;
Não é recomendada a realização de atividades físicas dentro das 10 horas que antecedem o exame de impedância;
É necessário se manter longe de remédios e alimentos diuréticos no dia anterior, pois pode reduzir o percentual de água que conduzirá a eletricidade durante o exame.

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APÓS O EXAME CONSULTE UM NUTRÓLOGO OU NUTRICIONISTA COMPETENTE COM O NOSSO RELATÓRIO FACILITANDO O TRABALHO DO PROFISSIONAL.

ATIVIDADE FÍSICA ALIADA A ALIMENTAÇÃO BALANCEADA É A UNICA MANEIRA DE EMAGRECER COM SAÚDE.
NÃO EXISTE MILAGRE NO EMAGRECIMENTO.
NEM ATIVIDADE FÍSICA MILAGROSA.
NEM DIETA MILAGROSA.
NÃO SEJA ENGANADO.

 

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