Como aumentar o ticket médio da sua academia – Academias Body Ticket

Como aumentar o ticket médio da sua academia.
Academias Body Ticket.

Como aumentar o ticket médio da sua academia - Academias Body Ticket
Como aumentar o ticket médio da sua academia – Academias Body Ticket

Aumentar ticket médio da academia não deve ser um bicho de 7 cabeças, com estratégia e um trabalho planejando você poderá conseguir mais lucro no seu negócio. Existem diversos indicadores que devem ser observados em um negócio fitness, um deles é o ticket médio, ou seja, a média de quanto cada cliente gasta em seu estabelecimento. No caso das academias, analisar essa métrica é uma maneira de verificar quais são os pontos fortes e fracos da academia, o que pode ser feito para aumentar as vendas e, consequentemente, aprender como aumentar o ticket médio da academia e ter mais lucro.

Veja algumas dicas para aumentar o ticket médio da sua academia e ter melhores resultados por aluno!

Ticket médio: o que é?

O ticket médio é um indicador importante para os negócios, porque apresenta o valor médio gasto por cliente no estabelecimento. Se o ticket médio é baixo, significa que poucos produtos/serviços estão sendo oferecidos, que eles não estão agradando os clientes ou ainda que a tática usada para oferecê-los não está sendo eficiente.

O cálculo do ticket médio leva em consideração o total de vendas do dia e o número de clientes que gerou o volume de compras. Por exemplo, se o total vendido no dia foi R$ 5.000,00 e 50 clientes geraram esse montante, o ticket médio é de R$ 100,00, resultado da divisão de R$ 5.000,00 por 50.

No caso das academias, o ticket médio também é um indicador importante para entender quanto cada aluno está trazendo de retorno para o estabelecimento. Além disso, por meio dele, é possível identificar se os consultores de vendas estão sendo eficientes, podendo traçar estratégias melhores.

A partir desse resultado, é possível traçar estratégias para melhorar o ticket médio, aumentando as vendas por cliente.

Aumentar ticket médio da academia

Com o resultado do ticket médio, é necessário avaliar o que determinou o valor. Nesse sentido, é preciso pensar nos produtos ou serviços mais adquiridos pelos clientes, aumentar o mix de ofertas e oferecer ao cliente outros produtos ou serviços que ele pode adquirir.

Quando adaptamos esse cenário para uma academia, podemos pensar da seguinte forma: se o ticket médio por aluno é de R$ 100,00, que é o valor da musculação, uma forma de aumentar o ticket médio é começar a ofertar outros tipos de exercícios, como lutas marciais ou danças, por exemplo. Também é possível vender suplementos e produtos light, ofertando aos clientes uma forma de obter melhores resultados nos exercícios.

1) Renovação de clientes

É muito mais fácil e barato reter clientes do que adquirir novos. E um dos principais desafios das academias é conseguir manter os clientes por bastante tempo. A taxa de desistência dos alunos é alta, especialmente nos meses de outono e inverno, já que muitas pessoas optam por parar de fazer exercícios nessa época do ano.

Por isso, é importante estar atento às demandas dos alunos, entendendo por que eles estão desistindo dos exercícios físicos, ou seja, se é uma questão de sazonalidade ou se existe uma aula ou equipamento que poderia retê-los por mais tempo. Assim, conhecer a informação a respeito da desistência é fundamental para tomar decisões assertivas.

Além disso, a retenção de clientes também passa pela experiência do aluno na academia. Portanto, de nada adianta ter equipamentos de alta geração se a equipe de colaboradores não for capacitada e satisfatória. É preciso ter equilíbrio para alcançar bons resultados.

2) Bonificações

Diversas empresas usam a estratégia do desconto, das promoções e das bonificações para conseguirem aumentar o ticket médio. No caso das academias, a ideia é trabalhar com esse conceito de uma forma um pouco diferente. Uma dica é, por exemplo, ao lançar uma nova modalidade, oferecer uma aula grátis ao aluno.

Outra possibilidade é oferecer uma bonificação aos alunos que indicarem amigos para a academia ou oferecer um prêmio para aqueles que tiverem melhor frequência. Em relação aos novos alunos, uma iniciativa interessante é oferecer uma semana ou alguns dias de aula grátis para que ele experimente a academia e adquira o pacote com mais confiança.

Esse tipo de incentivo pode estimular os clientes a mudarem de plano e aproveitarem mais o que sua academia oferece.

3) Mix de produtos

Uma das principais estratégias de marketing quando se fala em aumentar o ticket médio é variar o mix de produtos. No caso das academias, essa ação pode ser traduzida em novas aulas, novos serviços (nutricionista, personal trainer, avaliação física continuada etc.) ou produtos (suplementos, roupas, shakes para emagrecimento, produtos light, entre outros).

Nesse sentido, vale a pena destacar que, no momento em que o aluno procurar por um desses produtos, outro também pode ser divulgado.

4) Política de preços

A academia pode adotar uma política de preços adequada à realidade do negócio e viável para o consumidor. Assim, a mensalidade deve ser reajustada pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM) e as promoções sempre devem ser respeitadas e ter prazo limitado.

Além disso, uma alternativa é oferecer um preço diferenciado aos clientes antigos. A ideia é reforçar que a fidelidade está sendo reconhecida e que eles têm benefícios perante novos clientes.

5) Sistema para Academia

De nada adianta ter diversas estratégias para aumentar o ticket médio se o empreendedor não acompanhar os índices por meio de um software de gestão. Essa soluções tecnológicas permitem verificar se o ticket médio está aumentando e quais ações dão resultado, comparando os últimos meses e gerando relatórios.

Existem diversos softwares de gestão no mercado, e é importante que o gestor avalie qual melhor se encaixa no perfil da empresa. No caso da Pacto, o empreendedor consegue ter acesso a todas as informações necessárias para calcular o ticket médio da academia mensalmente. O relatório é calculado de acordo com o mês vigente, mas é possível verificar o resultado de meses anteriores.

Outra característica importante do software é a opção de escolher se os alunos bolsistas entrarão ou não no cálculo. Assim, é possível identificar a diferença entre os tickets médios se os alunos bolsistas forem contabilizados.

Cálculos importantes

Para saber a quantidade média de alunos na sua academia:

  • média de ativos + vencidos do mês = total de ativos do início do mês + vencidos no início do mês + total de ativos do fim do mês + vencidos no fim do mês / 2.

Além disso, é possível calcular o ticket médio por competência ou por receita. A ideia é ter uma amplitude maior de informações, o que oferece ao gestor a possibilidade de tomar decisões mais assertivas. Nesse sentido, quando se calcula o ticket médio por competência, o cálculo é:

  • ticket médio por competência = caixa por competência mensal / média de ativos + vencidos do mês

No caso do ticket médio por receita (que pode considerar ou não os alunos bolsistas), o resultado é obtido por meio da seguinte fórmula:

  • ticket médio por receita = caixa por receita / média de ativos + vencidos do mês

Por fim, é possível calcular o ticket médio por aluno, cujo cálculo é baseado nas despesas quitadas no mês. A fórmula é a seguinte:

  • despesa por aluno = despesa total do mês / média de ativos + vencidos do mês

Assim, por meio dos resultados apresentados, é possível identificar se a despesa por aluno é maior que a do ticket médio por receita, o que facilita o planejamento de ações para verificar por que as vendas estão baixas e aumentá-las.

Além disso, por meio dos cálculos, verifica-se, por exemplo, se o número total de alunos está adequado à estrutura da academia ou se é necessário reduzir o total de alunos pensando em estratégias para não impactar o ticket médio.

Tiberio Lemes - 5 dicas para aumentar o ticket médio da sua academia
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