Perguntas e respostas sobre CrossFit

Perguntas e respostas sobre CrossFit.

Encontre as melhores academias no body ticket
Encontre as melhores academias no body ticket
Perguntas e respostas sobre CrossFit
Perguntas e respostas sobre CrossFit – Foto: Yara Achôa

Por Boa Forma

Mais do que moldar os músculos e melhorar o condicionamento, a proposta do CrossFit é preparar você para qualquer desafio físico que a vida possa trazer. “O método desenvolve dez capacidades físicas“, diz o instrutor Carlos Klein, da CrossFit 79, de São Paulo. “A modalidade trabalha força, velocidade, potência, coordenação, agilidade, equilíbrio, precisão, flexibilidade, resistência cardiovascular e resistência muscular”, completa Klein, que é consultor de BOA FORMA. A seguir, especialistas explicam tudo o que você precisa saber para encarar a modalidade.

1. Como nasceu o método?

O CrossFit foi criado nos anos 1990 pelo treinador norte-americano Greg Glassman, que passou a ensiná-lo aos policiais de Santa Cruz, na Califórnia, e logo ganhou o mundo. A fórmula do sucesso foi o mix de movimentos funcionais (do nosso dia a dia) realizados em alta intensidade (grande quantidade de trabalho em um curto período de tempo) e constantemente variados. “Caiu no gosto das pessoas porque é comprovadamente uma das maneiras mais eficazes de obter resultados no fitness”, diz Paula Cereser, professora de CrossFit da Reebok Sports Club, de São Paulo.

2. Quais os principais benefícios?

Além de ajudar você a construir um corpo bonito, o CrossFit melhora o condicionamento e a resistência e cria condições favoráveis para a execução das tarefas diárias. “Sem contar que todo mundo é estimulado a dar o máximo de si: isso gera excelentes resultados físicos e incentiva a superação, dando também um up na autoestima”, afirma Klein.

3. Quantas calorias queima?

É possível detonar até 400 calorias em treinos intensos e curtos (de 30 a 40 minutos).

4. Todo mundo pode fazer?

Sim. O CrossFit é um programa que trabalha o desenvolvimento das capacidades físicas de acordo com o nível de cada pessoa. “Uma aluna menos condicionada não precisa agachar com o mesmo peso que uma expert, mas é incentivada a fazer o movimento no seu limite”, exemplifica Paula. Para iniciantes e pessoas com restrições articulares, no entanto, o treino deve ser mais leve e adaptado.

5. Dá para manter a forma com CrossFit?

Sim. “Essa é uma modalidade completa e não há a necessidade de conciliar com outros exercícios”, garante Paula. Como os exercícios são de alta intensidade, a recomendação é não ultrapassar uma hora de treino, três vezes por semana.

6. Como é uma aula típica?

A primeira parte é o aquecimento, quando você prepara o corpo para o que está por vir. A segunda é a técnica, dedicada a aprender e a aprimorar os movimentos e as capacidades físicas. Por fim, vem o WOD (sigla em inglês para workout of the day, ou treino do dia), momento em que são realizados os exercícios em alta intensidade. “As séries não são predefinidas e os elementos usados em cada treino quase nunca se repetem. Ou seja, todo dia você pode fazer um treino diferente”, completa Klein.

7. Quais os principais exercícios usados no método?

O CrossFit engloba os mais variados movimentos: pedaladas, corridas, remadas, exercícios do levantamento olímpico, agachamentos, supino, saltos, lançamento e captura de bola, barras, flexões, paradas de mão. “Usamos acessórios como remo ergométrico, barras, anilhas, barras paralelas, caixas de pliometria, medicine ball, kettlebell, halteres, cordas, sacos de areia, pneus. Não existe um programa que trabalhe com uma variedade maior de ferramentas como o CrossFit”, analisa Paula.

8. É possível fazer CrossFit em casa?

“Alguns exercícios podem ser feitos sem nenhum material e em qualquer espaço. Mas isso só é indicado para alunas avançadas. As iniciantes não devem praticar sozinhas”, alerta a treinadora.

9. Quais os principais cuidados ao optar por esse tipo de treinamento?

É importante procurar uma academia e um profissional certificados. “Converse com o treinador para descobrir e tratar suas limitações de movimento antes de iniciar o programa com muita intensidade. Com bom senso e determinação, o CrossFit é uma das melhores atividades para a perda de peso e a definição muscular”, finaliza Klein.

Novidade digital no mundo fitness, chegou o Body Ticket.

Encontre as melhores academias no body ticket
Encontre as melhores academias no body ticket
Novidade digital no mundo fitness, chegou o Body Ticket
Novidade digital no mundo fitness, chegou o Body Ticket

Você já parou para pensar o qual o preço de academia ideal para se gastar por mês? Considerando a infraestrutura, o local e atendimento, qual valor vale a pena investir? Muitas pessoas ficam com essas dúvidas quando vão decidir aonde fazer seus exercícios físicos.

Você já teve dificuldade para encontrar a academia certa perto da sua casa ou serviço? Ou pesquisou na internet, ligou para diversos estabelecimentos, pediu dicas para amigos, vizinhos e não encontrou um local perto que ofereça aquela atividade física da moda que tá todo mundo falando? Ou, quem sabe, já frequenta uma academia e quer facilidade e velocidade na hora de renovar o plano, e sem pagar mais caro por isso? Pensando nestas situações que foi criado o Body Ticket: uma plataforma online onde você adquire os planos das melhores academias, estúdios, assessorias esportivas da cidade, com poucos cliques. O Body Ticket é perfeito para quem treina ou quer treinar em um só lugar, e principalmente pagar o mesmo preço do estabelecimento, podendo parcelar a compra sem juros e com toda segurança na hora de colocar seu no cartão de crédito, sem correr riscos.

Encontre as melhores academias no body ticket
Encontre as melhores academias no body ticket

É muito rápido e fácil comprar no Body Ticket.

Entenda como funciona: Acesse o site bodyticket.com.br no seu computador, tablet ou celular e utilize os filtros que a plataforma oferece para achar o local e atividade ideal: cidade, bairro, modalidade e preço. Quando o sistema retornar o resultado das buscas, clique nos estabelecimentos para ver as fotos do local, endereço, modalidades oferecidas, grade de horário, planos e preços. Quando encontrar o plano que mais combina com seu estilo e bolso, faça o pagamento online com rapidez e segurança. Você recebe por email um voucher assim que a compra for aprovada. Apresente este código na recepção da academia e a recepcionista irá validar seu plano. Bom treinamento!

Saiba como adquir o seu plano de academia e ficar em forma sem pesar o bolso

Vantagens para os donos de academias.

O Body Ticket também é uma excelente ferramenta de vendas para as academias. Afinal, se é tão fácil para o usuário encontrar uma academia e comprar um plano, por que ficar de fora? A plataforma investe em marketing digital para que os estabelecimentos tenham uma presença digital forte e sejam encontrados pelos potenciais clientes. Outra grande vantagem é que anunciar os planos na plataforma não tem custo, apenas uma pequena comissão sobre as vendas efetuadas. Se você é dono de uma academia e está interessado em ter mais vendas, 24h por dia, 7 dias por semana, acesse bodyticket.com.br/academias/cadastre para saber mais e cadastrar o seu estabelecimento.
Cadastre sua academia gratuitamente no Body ticket

Saiba como adquir o seu plano de academia e ficar em forma sem pesar o bolso.

Academia credenciada Body Ticket vendas de planos online
Academia credenciada Body Ticket vendas de planos online

É muito rápido e fácil comprar no Body Ticket

Encontre agora sua academia no Body Ticket
Encontre agora sua academia no Body Ticket

Body Ticket academias

Encontre as melhores academias no body ticket
Encontre as melhores academias no body ticket
Revista Exclusive, Notícias e reportagens sobre os principais eventos em BH
Revista Exclusive, Notícias e reportagens sobre os principais eventos em BH

O exercício físico que mais emagrece

O exercício físico que mais emagrece.

Encontre as melhores academias no body ticket
Encontre as melhores academias no body ticket

O Exercicio Fisico Que Mais Emagrece
Luis Filipe perdeu 24 quilos com exercícios na esteira, musculação e dieta. Não é mais obeso.

A melhor opção é sempre aquela que você não vai largar. Invista no prazer.
Para funcionar, atividades têm que exigir esforço progressivo.

Qual é o melhor exercício para perder 20 quilos? É o levantamento mais lento de garfo, poderiam dizer os médicos, fisiologistas e profissionais de educação física. Fazendo-se as contas, é fácil entender por que a dieta faz mais diferença na perda de peso que o exercício físico. O corpo perde massa quando gasta mais energia do que ingere. De toda a energia gasta por uma pessoa, 15% a 25% correspondem à atividade física. Quem tem uma dieta de 3.000 calorias por dia (bem acima da recomendada para um adulto não-atleta) e gasta 2.500 calorias para estar vivo teria de queimar pelo menos 600 calorias extras com exercícios se quisesse emagrecer sem mexer na dieta.

Mas os exercícios de alto gasto energético, como o boxe, são pesados demais para os obesos sedentários. A falta de preparo e as doenças associadas à obesidade, como diabetes e hipertensão, poderiam nocautear o obeso muito antes de terminar o primeiro round. Para fins de perda de peso, portanto, mais vale reduzir o tamanho do prato. Então, para que serve o exercício se não é para queimar as calorias a mais?

O exercício físico “ensina” o corpo a usar os combustíveis fornecidos pelos alimentos de forma mais eficiente. No sedentário, afirma o médico do esporte Paulo Zogaib, o metabolismo está acostumado a estocar em forma de gordura quase tudo que entra. Como o corpo do sedentário se mexe pouco e gasta pouca energia, as calorias contidas em doces, massas, carnes e frituras vão quase todas aumentar os estoques de gordura dentro das células adiposas.

Quando a pessoa começa a se exercitar, os músculos precisam de mais energia do que estavam acostumados a usar, e o metabolismo é obrigado a se ajustar à nova necessidade. É aí, nesse ajuste, que começam a surgir os benefícios. Um deles é a maior capacidade de transformar gordura armazenada em energia. No sedentário, durante a atividade física, o corpo usa quase somente açúcar (glicose) como combustível. Mas o açúcar sozinho não serve para esforços de longa duração. Na queima do açúcar, fica um resíduo metabólico chamado ácido lático, que causa a dor da cãibra e limita o tempo de esforço. A gordura armazenada é um combustível mais eficiente, e é o condicionamento físico que mostra ao corpo o caminho até ela.

questão é qual exercício vai ter melhor resultado em cada pessoa. O tempo de esforço que cada um suporta depende do peso corporal, da quantidade de massa muscular, da capacidade de consumo de oxigênio e de muitos outros fatores. Segundo Zogaib, não vale a pena apostar todas as fichas num exercício muito difícil, que vá esgotar suas energias em dois minutos. Nem num muito fácil, que se possa suportar por uma hora mas que não vá mudar nada no metabolismo. “O ideal é procurar um nível de esforço que seja difícil e que se possa continuar por 20 a 30 minutos”, diz. Normalmente, isso equivale a algo entre 60% e 70% da carga máxima que você aguenta, que pode ser medida pelos batimentos cardíacos.

A chave para ter resultado sempre é não se acomodar no esforço confortável. Como o corpo condicionado fica mais capaz de realizar esforço, exercitar-se aquém dessa capacidade significa descansar. É preciso dificultar um pouco mais o exercício a cada vez.

“Quando o corpo se ajusta ao maior consumo de energia, surgem os benefícios”
PAULO ZOGAIB, médico do esporte.

O Exercicio Fisico Que Mais Emagrece 2
Fernanda tornou-se mais assídua na musculação ao perceber as mudanças no corpo, que vão além da perda de peso.

Os exercícios contínuos de longa duração (caminhada, corrida de fundo, natação) foram por muito tempo considerados a melhor opção para emagrecer. Mais recentemente, no entanto, percebeu-se que é mais fácil perder peso combinando esses exercícios (chamados aeróbicos) com os exercícios de força, que aumentam a massa muscular. Isso porque os músculos são grandes consumidores de energia. A musculação aumenta esse consumo não só durante, mas também horas depois do exercício. Num estudo com adolescentes obesos realizado pelo Grupo de Estudos da Obesidade (GEO) na Universidade Federal de São Paulo, a eficácia dessa combinação foi testada e comparada com aquela antiga, recomendada pelo Colégio Americano de Medicina do Esporte. Todos os voluntários seguiram durante um ano a mesma terapia, que inclui exercícios monitorados, orientação nutricional, atendimento psicológico e atendimento clínico. Mas, na hora dos exercícios, ao longo de 14 semanas, eles foram divididos em dois grupos. Parte deles fez 60 minutos de caminhada ou corrida na esteira, três vezes por semana, enquanto os demais fizeram 30 minutos de exercício na esteira mais 30 minutos de musculação.

Esses 30 minutos de musculação não eram iguais em todas as sessões. A cada dia da semana havia um treino com cargas diferentes. E, a cada quatro semanas, a sobrecarga usada mudava. É a periodização. “Esse tipo de treino normalmente é proposto para atletas e esportistas”, diz Denis Foschini, autor do estudo. Ao final, ele observou nos voluntários do grupo da musculação um melhor ganho de saúde em comparação com o primeiro grupo. Foram registrados melhores resultados em matéria de resistência à insulina, colesterol, força e massa muscular, taxa metabólica de repouso e diminuição da dor. “O grupo que fez só esteira perdeu força, enquanto o da musculação aumentou a força muscular em 300%, em média”.

Luis Filipe Galo, de 19 anos, entrou no programa pesando 98 quilos e saiu com 74. Ele ficou surpreso quando, após a bateria de exames que a equipe da Unifesp encomendou, no começo do ano passado, foi diagnosticado como obeso, com problemas no fígado, resistência à insulina e um tumor maligno na tiroide. Até então, sua barriguinha proeminente, nem tão grande assim, não incomodava muito e ele levava tranquilo sua vida sedentária. Por sugestão da mãe, inscreveu-se no programa da universidade. Logo que começou com os exercícios e a dieta, aderiu ao novo estilo de vida. “No começo dói o corpo todo. Mas adorei tudo desde a primeira semana”, diz Galo. Agora ele tem de se cuidar por conta própria. Sem a tiroide por causa do tumor, pretende manter o peso numa academia assim que se recuperar da cirurgia.

Ainda que a perda de peso seja lenta, os resultados das alterações metabólicas podem ser sentidos longe do espelho. À medida que se adapta aos novos esforços, o corpo sofre menos para executar movimentos que antes eram um suplício. A estudante Fernanda Larissa Camilo já tinha tentado diversas vezes perder peso numa academia. A inibição diante de sarados e magrinhas e o tédio na musculação a levavam a desistir. Depois de um ano de terapia com o GEO, já acha o exercício prazeroso. “Fico feliz quando consigo aumentar a carga”.

Os especialistas afirmam que é mais importante apreciar as pequenas mudanças e adotar para sempre o hábito de se mexer que realizar grandes esforços e emagrecer rapidamente. Com o tempo, um lance de escada que antes causava suadouro exagerado, dor nos joelhos e preguiça passa a fazer parte do cotidiano. Mais disposto e sem dores, o ex-obeso começa automaticamente a se movimentar mais e a gastar mais energia. É um longo processo, mas ele funciona.

O conselho dos especialistas é: pratique a atividade física de que você mais gosta. Assim é mais fácil manter o hábito. Até jogar peteca dá bom resultado. Basta ir ajustando a duração e a intensidade à medida que aumentar sua capacidade. Depois, pode-se evoluir para modalidades mais intensas. Quem quer praticar corrida deve se certificar de que as articulações estão aptas a suportar um impacto equivalente ao dobro de seu peso corporal. “É preciso muito cuidado com o aparelho locomotor”, diz Arnaldo José Hernandez, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte.

Novidade digital no mundo fitness, chegou o Body Ticket.

Encontre as melhores academias no body ticket
Encontre as melhores academias no body ticket
Novidade digital no mundo fitness, chegou o Body Ticket
Novidade digital no mundo fitness, chegou o Body Ticket

Você já parou para pensar o qual o preço de academia ideal para se gastar por mês? Considerando a infraestrutura, o local e atendimento, qual valor vale a pena investir? Muitas pessoas ficam com essas dúvidas quando vão decidir aonde fazer seus exercícios físicos.

Você já teve dificuldade para encontrar a academia certa perto da sua casa ou serviço? Ou pesquisou na internet, ligou para diversos estabelecimentos, pediu dicas para amigos, vizinhos e não encontrou um local perto que ofereça aquela atividade física da moda que tá todo mundo falando? Ou, quem sabe, já frequenta uma academia e quer facilidade e velocidade na hora de renovar o plano, e sem pagar mais caro por isso? Pensando nestas situações que foi criado o Body Ticket: uma plataforma online onde você adquire os planos das melhores academias, estúdios, assessorias esportivas da cidade, com poucos cliques. O Body Ticket é perfeito para quem treina ou quer treinar em um só lugar, e principalmente pagar o mesmo preço do estabelecimento, podendo parcelar a compra sem juros e com toda segurança na hora de colocar seu no cartão de crédito, sem correr riscos.

Encontre as melhores academias no body ticket
Encontre as melhores academias no body ticket

É muito rápido e fácil comprar no Body Ticket.

Entenda como funciona: Acesse o site bodyticket.com.br no seu computador, tablet ou celular e utilize os filtros que a plataforma oferece para achar o local e atividade ideal: cidade, bairro, modalidade e preço. Quando o sistema retornar o resultado das buscas, clique nos estabelecimentos para ver as fotos do local, endereço, modalidades oferecidas, grade de horário, planos e preços. Quando encontrar o plano que mais combina com seu estilo e bolso, faça o pagamento online com rapidez e segurança. Você recebe por email um voucher assim que a compra for aprovada. Apresente este código na recepção da academia e a recepcionista irá validar seu plano. Bom treinamento!

Saiba como adquir o seu plano de academia e ficar em forma sem pesar o bolso

Vantagens para os donos de academias.

O Body Ticket também é uma excelente ferramenta de vendas para as academias. Afinal, se é tão fácil para o usuário encontrar uma academia e comprar um plano, por que ficar de fora? A plataforma investe em marketing digital para que os estabelecimentos tenham uma presença digital forte e sejam encontrados pelos potenciais clientes. Outra grande vantagem é que anunciar os planos na plataforma não tem custo, apenas uma pequena comissão sobre as vendas efetuadas. Se você é dono de uma academia e está interessado em ter mais vendas, 24h por dia, 7 dias por semana, acesse bodyticket.com.br/academias/cadastre para saber mais e cadastrar o seu estabelecimento.
Cadastre sua academia gratuitamente no Body ticket

Saiba como adquir o seu plano de academia e ficar em forma sem pesar o bolso.

Academia credenciada Body Ticket vendas de planos online
Academia credenciada Body Ticket vendas de planos online

É muito rápido e fácil comprar no Body Ticket

Encontre agora sua academia no Body Ticket
Encontre agora sua academia no Body Ticket

Body Ticket academias

Encontre as melhores academias no body ticket
Encontre as melhores academias no body ticket
Revista Exclusive, Notícias e reportagens sobre os principais eventos em BH
Revista Exclusive, Notícias e reportagens sobre os principais eventos em BH