Fome ou vontade de comer? – Nathalia Reis – Coach Emagrecimento

Fome ou vontade de comer?
Nathalia Reis – Coach Emagrecimento.

Fome ou vontade de comer? – Nathalia Reis – Coach Emagrecimento
Fome ou vontade de comer? – Nathalia Reis – Coach Emagrecimento.

Você tem fome ou vontade de comer?
Preparei este post para que você entenda a diferença entre fome e vontade de comer e saiba como agir sem prejudicar os seus resultados.
Quem nunca passou um dia inteiro com aquela sensação de “fome de leão”?
Se você passou ou ainda passa por situações assim é um sinal de alerta e que deve ter muita atenção à isso.
Se você não passa meia hora sem vontade de mastigar alguma coisa, esse pode ser um hábito que vai jogar todo o seu esforço pelo ralo.

Como diferenciar se estou com fome ou com vontade de comer?

Você provavelmente já ouviu falar que fome é diferente da vontade de comer certo?

E realmente são duas sensações bem diferentes.

É muito importante que você entenda a diferença entre as duas para que você consiga se manter firme na dieta e atingir o peso desejado.

O problema é que achamos que é simples identificar o que é fome, pois a única saída seria comer.

Mas o que pode acabar acontecendo, é você encarar como fome aqueles desejos de consumir alimentos específicos.

Isso acontece em determinados momentos de muita ansiedade, estresse ou depressão.

Fome (Fome fisiológica)

Normalmente a fome está relacionada com as necessidades biológicas do organismo.

Quando as reservas de nutrientes e energia estão escassas, o seu corpo começa enviar pra você sinais de que você precisa repor esses nutrientes, ou seja, comer.

Normalmente os sinais de fome são físicos e quase sempre fáceis de identificar.

Claro que esses sinais podem variar de uma pessoa para outra, mas basicamente esses são os principais:

  • Estômago roncando
  • Dores de cabeça ou enxaqueca
  • Cansaço
  • Irritabilidade
  • Tontura
  • Impressão de um buraco no estômago
  • Mau humor
  • Fraqueza.

Normalmente para matar a fome comemos quaisquer alimentos de nossa preferência que estiverem disponíveis naquele momento, sem muita exigência de algum alimento específico.

Após iniciar o consumo dos alimentos as sensações descritas acima automaticamente vão desaparecendo e encontramos a saciedade.

Vontade de comer (Fome emocional)

A vontade de comer, também conhecida como fome emocional, normalmente não é relacionada às necessidades biológicas do nosso organismo.

Na maioria das vezes está associada ao nosso emocional e psicológico.

Normalmente a vontade de comer se manifesta com vontade de alimentos específicos de alta teor calórico, como por exemplo, batata frita, refrigerante, chocolate, doces e massas em geral.

Essa vontade não está ligada aos sinais físicos que a fome representa, e normalmente você começa a ficar o dia inteiro pensando naquele alimento específico que quer comer.

Você come outras coisas, mas aquela vontade não passa, porque o que você comeu não foi capaz de proporcionar o mesmo conforto e prazer que comer aquele alimento específico que você tanto deseja trará.

Isso é muito diferente do que ocorre na fome, que quando você come qualquer alimento já vai te dando uma sensação de conforto e saciedade.

Algumas das sensações que sente quando está com vontade de comer (fome emocional):

  • Angústia
  • Solidão
  • Raiva
  • Felicidade
  • Depressão
  • Ansiedade
  • Desejo de comer algo específico
  • Tentação

Veja na imagem abaixo mais algumas diferenças entre as duas situações:

Fome ou Vontade de Comer
Fome ou Vontade de Comer

Como devo agir quando sentir fome?

Não encare a fome como algo ruim e que deva ser ignorado, afinal de contas são as necessidades básicas que o seu corpo tem e precisam ser supridas.

Por isso quando a fome chegar, coma. Escolha alimentos saudáveis, faça uma refeição variada, colorida e saborosa.

Mastigue os alimentos com calma e desfrute do sabor de cada um deles.

E tenha atenção ao momento em que encontrar a saciedade, não precisa parar de comer somente quando tiver com a sensação de estufamento.

 

Como devo agir quando sentir vontade comer?

Por outro lado, quando bater aquela vontade incontrolável de comer um chocolate por exemplo, e esse pensamento não sair da sua cabeça, busque outras alternativas.

Encontre alguma outra coisa para fazer que te distraia e tire o seu foco dessa vontade louca de comer o chocolate ou o alimento que está desejando naquele momento.

Busque praticar alguma atividade que te dê prazer, como ler um livro, ouvir uma música, ou se possível até praticar uma atividade física.

Tome cuidado para não depositar nos alimentos uma forma de encontrar prazer e satisfação, principalmente se estiver passando por problemas emocionais.

Lembre-se que todos nós passamos por momentos de ansiedade, estresse e angústia, e descontar nos alimentos essas sensações não vai por fim a esses sentimentos.

Uma dica é observar os motivos que desencadeiam sua vontade comer, para que você possa lidar com eles de forma sábia, ou se possível até evitá-los.

Quando você percebe em quais momentos está tendo esse desencadeamento da vontade de comer, fica mais fácil encontrar alternativas para evitá-los.

Espero que esse post te ajude na sua caminhada e aprenda o que fazer quando bater a vontade de desistir.

Dúvidas? Deixe aqui nos comentários.

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Saiba Como Criar um Novo Hábito – Nathalia Reis – Coach Emagrecimento

Saiba Como Criar um Novo Hábito.
Nathalia Reis – Coach Emagrecimento.

Saiba Como Criar um Novo Hábito – Nathalia Reis – Coach Emagrecimento
Saiba Como Criar um Novo Hábito – Nathalia Reis – Coach Emagrecimento.

Quer saber como criar um novo hábito?
Hoje vou te contar 5 passos importante para que consiga criar um novo hábito e mudar comportamentos antigos.
O que é hábito?
Hábito é quando uma tarefa que você pratica muito já sai de forma automática.
Quando você não precisa ficar o tempo todo racionalizando e pensando o que fazer.
Você já repetiu tantas vezes essa mesma rotina e manteve esse mesmo comportamento por tanto tempo que o seu cérebro acabou transformando isso em uma rotina para economizar energia.

Como criar um novo hábito?

Como criar um novo hábito
Como criar um novo hábito

Basicamente para que uma determinada tarefa se torne um hábito, você precisa executá-la diariamente por muito tempo.

Aos poucos, depois de tanta repetição você consegue criar esse hábito.

Hoje eu vou te contar 5 passos para que isso aconteça.

Passo #1 – Defina a rotina que você quer que vire um hábito

A primeira coisa a se fazer é decidir qual tarefa você quer que vire um hábito.

Exemplos:

  • Levantar 1 hora mais cedo e ir para a academia.
  • Comer ovos no café da manhã.
  • Praticar exercícios físicos todos os dias.

Enfim, defina o que você quer antes de passar para os próximos passos.

Passo #2 – Identifique um gatilho

Gatilhos funcionam como ativadores.

Quando você identifica esse gatilho o seu cérebro recebe um estímulo para entrar em modo automático.

É importante para te motivar a realizar essa determinada tarefa todos os dias até que se torne um hábito.

Exemplos de gatilhos:

  • Um par de tênis ao lado da sua cama, para quando acordar já enviar um estímulo de ir para a academia.
  • Uma foto antiga sua com o corpo que quer voltar a ter na porta do seu guarda-roupas vai te ajudar a ter mais disciplina na alimentação durante o dia.

Após identificar esse gatilho você vai para o próximo passo.

Passo #3 – Pense em uma recompensa

Pense em recompensas como resultados que ajudam o seu cérebro a saber se vale a pena memorizar este hábito específico no futuro.

Quando fazemos uma determinada tarefa, é sempre bom que tenhamos recompensas.

Essa sensação ajuda o seu cérebro a saber que o que está fazendo está sendo bom e existe um ganho por trás disso.

Exemplos de recompensas:

  • Aquela sensação maravilhosa de prazer ao terminar de praticar exercício físico.
  • Quando diz não para um doce você sente uma sensação maravilhosa de poder e controle da situação.

Nem sempre a recompensa precisa ser com bens materiais.

Normalmente são sensação que temos após realizar a tarefa.

Sensações boas, que ao sentirmos o nosso cérebro percebe que o que acabou de ser feito é muito bom e vale a pena ser registrado como um novo hábito após tantas repetições.

Passo #4 – Pratique diariamente

Esse é o passo mais importante para que determinada tarefa se torne um hábito.

Praticar diariamente.

Quando digo diariamente, estou incluindo finais de semana, feriados e férias também.

Imagine se todo fim de semana, feriado ou nas suas férias você deixar de executar aquela determinada tarefa?

Você nunca vai conseguir criar um novo hábito.

Porque depois você estará sempre começando de novo e o seu cérebro entende que é uma tarefa que você faz de vez em quando.

Não existindo frequência, todos os dias você precisa gastar energia para decidir se vai fazer ou não, e o cérebro tende sempre a ficar com a escolha que gaste menos energia.

Normalmente a escolha que gasta menos energia nem sempre é a que te faz evoluir.

Normalmente é a que vai te manter na sua zona de conforto.

Então, muito cuidado ao não levar essa tarefa adiante.

Se quer criar um novo hábito, precisa fazer isso todos os dias por muito tempo até que comece a sair de forma automática.

Passo #5 – Faça de preferência sempre no mesmo horário

Além de praticar diariamente, se possível faça essa tarefa de preferência sempre no mesmo horário.

Isso vai facilitar o entendimento do seu cérebro para um padrão de comportamento.

Ele vai observar que todos os dias no mesmo horário você executa essa tarefa e vai te ajudar ainda mais a firmar esse nova rotina.

Por quanto tempo devo praticar até que se torne um hábito?

Mas então por quanto tempo eu devo praticar essa determinada tarefa para que se crie um novo hábito?

Estudos dizem que se a tarefa for simples, você poderá levar em média 21 dias para que ela vire um hábito.

Tarefas como por exemplo, acordar 1 hora mais cedo todos dias.

Tarefas mais complexas e que exigem um esforço físico juntamente com a força de vontade, levam um pouco mais de tempo.

Alguns estudos pesquisaram pessoas que por exemplo criaram um hábito de fazer 50 abdominais por dia, e essas pessoas levaram 84 dias para isso acontecer.

Portanto fazendo uma média entre tarefas simples e complexas para que não tenha erro, execute a sua tarefa por pelo menos 50 dias seguidos e você terá um novo hábito.

Aproveite essa mudança que está fazendo e saiba como parar de procrastinar o seu emagrecimento.

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    DOUTOR GUILHERME KLEIN
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5 Passos Para Transformar a Sua Mente e Emagrecer – Nathalia Reis – Coach Emagrecimento

5 Passos Para Transformar a Sua Mente e Emagrecer.
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5 Passos Para Transformar a Sua Mente e Emagrecer – Nathalia Reis – Coach Emagrecimento
5 Passos Para Transformar a Sua Mente e Emagrecer – Nathalia Reis – Coach Emagrecimento.

Quer transformar a sua mente e emagrecer?
Então continue lendo esse post que hoje vou te contar quais são os 5 passos pelos quais você deve passar para transformar de forma definitiva a sua mente.
Pense em quantas vezes você já decidiu que ia mudar, mas sempre na hora de começar, decidia esperar para começar na segunda?
Quantas vezes você já resolveu iniciar a sua transformação, começava a dieta na segunda, e quinta já tinha jogado tudo pro alto?

Ou até mesmo já foi na academia, se matriculou no plano semestral ou anual achando que dessa forma se comprometeria mais, e depois de 2 semanas não apareceu mais por lá?

Porque mesmo sabendo da importância de mudar hábitos, estilo de vida, alimentação, vícios e comportamentos, sabendo claramente que essas mudanças trarão inúmeros benefícios para a sua vida, como por exemplo melhorar a sua saúde, ter o tão sonhado corpo magro, você simplesmente não consegue mudar?

A resposta é: O nosso cérebro tem um truque na nossa mente para economizar energia que é excepcional, mas que em determinados momentos acaba atrapalhando.

Eis o truque: o cérebro constrói caminhos neurais de acordo com seus comportamentos frequentes e suas experiências passadas.

Como a nossa mente funciona?

Transformação da mente
Transformação da mente

Primeiramente quero te explicar como a nossa mente funciona.

Imagine que esses caminhos neurais são como softwares, programas de computador, que são programados para realizar uma determinada tarefa.

É como dirigir. No início você tem que pensar em todos os movimentos, em qual ordem deve fazer as coisas para funcionar o carro, mas com a prática, depois você passa a fazer tudo de forma automática.

Entra no carro, coloca o cinto e vai embora passear sem nenhum esforço.

Pronto, está criado um novo caminho neural na sua mente!

Imagine se por toda a sua vida, todas as vezes que fosse dirigir, andar de bicicleta, ou até mesmo realizar uma tarefa simples como andar, você tivesse que pensar antes?

Você imagina como seria tudo mais complicado?

E a cada vez que você entra no carro e dirige, você está reforçando esse caminho neural. É como uma estrada, onde um carro passa uma primeira vez por cima do mato abrindo caminho, depois de tantas vezes passando, o mata vai morrendo e a estrada fica bem visível.

Mas então quer dizer que uma vez que criei um novo caminho neural nunca mais conseguirei mudar e continuarei tendo um mesmo comportamento para o resto da vida?

Não! A neurociência já descobriu que é possível criar novos caminhos neurais na nossa mente e mudar isso! \o/

 

Como criar novos caminhos neurais na sua mente mudando seus comportamentos e fazendo melhores escolhas?

Passo #1 – O Despertar

Quando é que as pessoas realmente percebem que precisam mudar e querem sair da situação atual que se encontram?

Há duas possibilidades para despertar para a necessidade de mudança:

1- Dor Intensa

Eu me lembro muito bem o dia que senti essa dor intensa e aceitei que precisava mudar.

Eu estava em uma loja experimentando uma calça. Eu havia pedido para a atendente uma numeração 46, que até então era a que usava.

Porém quando a 46 chegou, entrou muito apertada e por um momento eu me vi quase pedindo a 48.

Naquele instante eu senti essa dor intensa. Ali eu percebi o que estava acontecendo comigo, e aquela dor fez com que eu despertasse para a necessidade de mudança que estava diante de mim.

Normalmente a dor intensa ela nos traz para a realidade, faz com que enxergamos que precisamos fazer algo diferente senão vamos acabar no fundo do poço.

E existe também uma outra forma bem menos dolorosa de despertamos para a necessidade de mudança.

2- Inspiração

Sabe quando você abre seu Instagram, e vê aquelas milhares de pessoas disciplinadas, que fazem academia certinho, que se alimentam lindamente?

Então, essas pessoas servem de inspiração, e isso pode fazer com que desperte em você uma necessidade de mudança também.

Talvez você ainda se sinta um pouco perdida sem saber o que fazer para começar, mas já vai te dar uma vontade enorme de entrar em ação.

Passo #2 – A urgência para mudar

Sabe aquelas pessoas que você escuta dizendo que segunda-feira irão começar a dieta, que semana que vem irão se matricular na academia, ou que mês que vem irão na nutricionista?

Essas pessoas não tem nenhum senso de urgência, e provavelmente elas nunca irão experimentar passar por esse processo, vão sempre deixar para depois e não tomarão nenhuma atitude.

Normalmente a urgência para mudar surge quando você experimenta uma dor intensa ou inspiração.

Você acabou de descobrir que precisa iniciar a sua mudança, e percebe que tem urgência nisso, não quer mais esperar.

Se dá o direito de experimentar, busca fazer imediatamente pequenas mudanças na sua vida em busca do seu objetivo.

A mudança aqui ainda é dolorosa, exige muito esforço, determinação e força de vontade, mas você começa a sentir o prazer de ver alguns resultados já aparecendo.

Passo #3 – Foco nos resultados

Nessa fase você continua no período de experiência, dá um voto de confiança e se mantém firme durante 1 mês.

Ao final desse mês você observa que já emagreceu 3 quilos, as pessoas ao redor começam a te dizer como você emagreceu. Essa é uma sensação maravilhosa.

E aí, você dá mais um voto de confiança e resolve prolongar a sua experiência por mais 1 mês.

Então você começar a focar toda a sua energia nisso, em buscar mais resultados, e isso vai ficando cada vez mais atrativo, mais motivador.

É nessa fase que seu velho eu, seus hábitos antigos e suas emoções começam a espernear, gritando para que você volte ao que era antes.

Seu antigo programa quer rodar no automático e você pode cair em tentação em alguns momentos.

Mas não se culpe! É assim que é!

Porém, o que você conquistou até aqui vai te dar o incentivo necessário para levantar, sacudir a poeira e se manter firme.

Passo #4 – Comprometimento

No início você fica firme, por 1 ou 2 meses. Mas em algum momento você se pega em uma festa tomando umas cervejas que não deveria.

Mas no dia seguinte, você simplesmente fecha a janela e volta pra sua rotina.

A cada vez que você retoma você se fica mais forte.

Toda vez que desliza, levanta e volta para a trilha, você se fortalece imensamente.

Em alguns momentos você ainda poderá se sentir tentada a rodar o velho programa mas está suficientemente confiante e nem se imagina querendo voltar atrás. Seu novo programa já foi instalado, o novo caminho neural já foi criado!

Passo #5 – A transformação aconteceu

Você já passou pelo novo caminho neural por tempo suficiente.

Agora você já não se sente vivendo em um imenso sacrifício, você já se adaptou ao seu novo estilo de vida.

Tem uma nova alimentação e já conseguiu introduzir uma rotina de exercícios físicos.

Quando você vai a uma festa já não se entope mais de doces, se decidir comer, já sabe se controlar.

Sua auto estima e auto confiança estão inabaláveis e você já não se vê tendo a vida que tinha antes.

A transformação da sua mente aconteceu!

A transformação aconteceu
A transformação aconteceu

 

Esse é o caminho para o emagrecimento definitivo.

Se você emagreceu mas está engordando novamente, é provável que não tenha vivido algumas dessas fases de forma intensa, ou tenha ignorado os 10 passos para iniciar o seu emagrecimento da forma correta.

Está precisando se motivar? Então leia este post onde te dou 8 dicas para manter a motivação.

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    DOUTOR GUILHERME KLEIN
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É Possível Emagrecer Sem Atividade Física? – Nathalia Reis – Coach Emagrecimento

É Possível Emagrecer Sem Atividade Física?
Nathalia Reis – Coach Emagrecimento.

É Possível Emagrecer Sem Atividade Física? – Nathalia Reis – Coach Emagrecimento
É Possível Emagrecer Sem Atividade Física? – Nathalia Reis – Coach Emagrecimento.

É possível emagrecer sem atividade física?
Tenho certeza que em algum momento da sua vida você já desistiu de iniciar o seu emagrecimento porque não tinha tempo ou dinheiro para fazer atividade física, acertei?
Essa é uma dúvida muito comum e que escuto com frequência.
Recebo milhares de perguntas de pessoas querendo saber se elas conseguem emagrecer sem praticar atividade física.

A boa notícia é que SIM!

É possível ter um excelente resultado mesmo sem a prática.

Mas preciso alertar você de algumas coisas extremamente importantes.

É possível emagrecer sem praticar atividade física, mas não existe milagre.

Se você não vai se exercitar, você precisa manter uma alimentação limpa, saudável, sem grandes excessos.

Basicamente os seus resultados serão baseados em matemática.

Se você consome muito mais calorias do que gasta, é impossível você emagrecer.

E caso você opte por não praticar atividade física no início, ou caso tenha algum problema de saúde que te impeça, você precisa se alimentar muito bem para ter bons resultados.

Eu por exemplo, dos 22kg que emagreci, 18kg foram praticamente só com a alimentação Low Carb.

Após ter eliminado esses 18kg, eu fui sentindo a necessidade de iniciar a prática de atividade física.

Fui tendo mais disposição, mais ânimo, e o fato de estar 18kg mais leve também contribuiu, pois elevou minha auto estima e passei a ter mais auto confiança.

Praticar atividade física é importante?

Atividade Física
Atividade Física

Agora quero que você entenda, que o fato de você conseguir emagrecer sem atividade física, não quer dizer que a prática não seja importante.

Muito pelo contrário.

Atividade física faz um bem enorme para a saúde.

Além de trazer vários benefícios para a saúde, vai acelerar o seu processo de emagrecimento, vai te ajudar a ter um corpo mais definido e muito mais disposição.

Quanto maior a porcentagem de massa magra no seu corpo, mais acelerado fica o seu metabolismo, e mais gordura você queima.

Então não vá achando que nunca precisará praticar atividade física.

 

Quando devo iniciar a prática de atividade física?

Muitas pessoas me perguntam qual o momento certo para iniciar.

A minha resposta sempre é: Depende!

Depende da sua rotina, do seu peso atual, da sua disposição, do seu tempo…

Tem uma série de fatores que vão influenciar nessa decisão.

Mas normalmente a minha recomendação é: Comece o mais rápido possível!

Esse momento para começar quem vai decidir é você. Você sentirá necessidade de iniciar alguma atividade.

O próprio processo de emagrecimento é um motivador para o início da prática.

Você pode começar devagar. Por exemplo, iniciando uma caminhada de 30 minutos  2 vezes por semana.

Aos poucos quando a sua resistência for aumentando, você vai aumentando a frequência.

Com o tempo você vai perceber que já terá disposição para arriscar uma corrida.

E assim vai. O próprio corpo vai começar a exigir mais de você.

Se você gosta de academia, se matricule e comece talvez nas aulas coletivas e quando for se acostumando, inicie também a musculação.

Acredite em mim, não fique se preocupando com a quantidade.

Preocupe-se no início com a qualidade dos exercícios, a quantidade o corpo vai tratando de te exigir mais.

Para terminar a dica que te dou é: Não espere o momento perfeito para começar!

Se não pode ir para a academia, faça em casa, vá no parque, na praça, em qualquer lugar, mas comece o mais rápido que puder.

Quer criar o hábito de praticar atividade física?

Então leia esses dois posts onde ensino como criar um novo hábito, e aprenda 2 técnicas simples para ter mais disciplina.

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