A importância da formação profissional na Educação Física

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
profissional na Educação Física 300x224 - A importância da formação profissional na Educação Física
personal trainer man coach and woman exercising abdominals push ups on bosu silhouette studio on white background

A importância da formação profissional na Educação Física.

Ao observar os estudantes que acabaram de concluir o seu curso de graduação notamos a angustia de muitos profissionais, na procura de espaço para iniciar sua carreira. Foram tantos sonhos e planos até chegar neste momento pessoal e profissional em sua vida, enfrentando cada dia e aproveitando as oportunidades que surgem.

Com a globalização estas oportunidades se multiplicam em uma constante velocidade, e é na atualização que encontramos uma condição de exigência no mercado atual, que jamais deve ser interrompida na continuidade da formação profissional.

Deve-se pensar de uma forma positiva, para manter-se sempre com o pensamento atualizado e competitivo para o mercado. Para uma formação especifica com experiência através das competências valorizadas com o objetivo de um aprimoramento constante de seus conhecimentos e de pesquisas. Hoje se enfrenta uma constante velocidade de transformações, principalmente através das novas tecnologias.

Da mesma forma, os profissionais de Educação Física também enfrentam como tantas outras profissões, um ambiente onde, mesmo com um constante trabalho realizado pelo Sistema CONFEF/CREFS, ainda há pouca valorização da profissão, o descrédito da carreira de docente que ainda sofre discriminação na sociedade. E encontramos profissionais que estão na busca de uma continuidade em sua formação, principalmente nas pós-graduações, mestrados e em participações em Congressos Científicos onde também podem apresentar suas pesquisas em uma constante troca de informações com o objetivo de atualizar seus conhecimentos.

Nossos colegas profissionais de Educação Física, estão em condições do exercício das atividades de Educação Física? Será que estamos preparados para o mercado?

Existem diversas frentes de desenvolvimento profissional como o surgimento do CONFEF, que apresenta o Código de Ética, Documento de Intervenção Profissional, a carta Brasileira da Educação Física, Documento em Atenção Básica à Saúde, que através de uma fiscalização, dá uma maior tranqüilidade, para sermos atendido por profissionais atualizados e capacitados.

Conclui-se:

“[…] a DEFESA DA SOCIEDADE. Garantido o exercício profissional, a sociedade estará dotada de mecanismos de defesa contra a prática profissional leiga e irresponsável. Todos os profissionais devem ter a visão definida do papel que desempenham os conselhos profissionais e da sua responsabilidade social. Os conselhos profissionais são, na realidade, instituições de defesa da sociedade na medida em que têm o caráter disciplinar de promover o controle ético e punir quando se fizer necessário […] busca-se garantir a dignidade e o respeito profissional e exigir desses profissionais o respeito à sociedade. Os conselhos são órgãos fiscalizadores e mantenedores da qualidade profissional” (STEINHILBER, 1996, p. 83).

“Art. 14 – A formação de profissionais, considerada necessária para a atuação na área da Educação Física, deve ser revista para que possa atender os novos sentidos conceituais desta área” (Manifesto Mundial da Educação Física – FIEP 2000)

E também se observa um ambiente, onde cada vez mais, o desenvolvimento profissional passa pela participação em eventos de atualização profissional.

Captura de Tela 2017 12 14 às 20.11.31 300x165 - A importância da formação profissional na Educação Física

CADASTRE SUA ACADEMIA NO BODY TICKET, E OBTENHA SUAS VENDAS ON-LINE. TUDO MUITO FÁCIL E SEGURO CONFIRA AQUI.

CADASTRE COMO ALUNO E OBTENHA DESCONTOS E VANTAGENS

ESCOLHA SUA ACADEMIA MAIS PRÓXIMA E ADQUIRE SUA MENSALIDADE PELO MENOR PREÇO EM NOSSO PORTAL BODY TICKET

Deixe uma resposta