Benefícios das atividades físicas para todas as faixas etárias

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Benefícios das atividades físicas para todas as faixas etárias.

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Benefícios das atividades físicas para todas as faixas etárias

Inesgotáveis estudos publicados nas últimas décadas provam os benefícios das atividades físicas para todas as faixas etárias.
Elas causam impacto na vida das pessoas desde a infância até a terceira idade.
Crianças
Benefícios da atividade física
• Desenvolvimento intelectual e metabólico
• Adquire força e agilidade
• Desenvolve agilidade motora
• Aprende a cair e a não se machucar
Cuidados
Até 6 anos
• Precisam aprender movimentos fundamentais de qualquer esporte: correr, nadar e saltar
• Atividades devem ocorrer no máximo entre 2 e 3 vezes por semana
a partir dos 7 anos
• Podem ser matriculadas em esportes coletivos
• Já possuem noção do que é uma competição esportiva
• Sobrecarga nas atividades pode causar lesões
obesas
• É necessário um acompanhamento médico aliado a um bom programa alimentar
Idosos
Benefícios da atividade física.

• Se a atividade física é feita sob o sol, há uma melhora da troca de cálcio nos ossos: combate e previne a osteoporose
• Fortalece a musculatura e preserva as articulações, o que evita doenças degenerativas como a osteoartrose
• Libera endorfina, fator que melhora a depressão e a memória
• Melhora a capacidade respiratória
• Melhora a reserva cardíaca, ou seja, com um esforço cardíaco menor o idoso consegue tolerar mais esforços

Cuidados

• A esteira pode causar tontura em idosos, provocando quedas ao descer do aparelho
• Ter consciência da idade: um cidadão de 75 anos não deve se exercitar no mesmo ritmo de um garoto de 20
• Pessoas suscetíveis a fragilidades no tornozelo e joelho devem preferir atividades na água como hidroginástica e hidroterapia, que não oferecem impacto nas articulações
• Manter o peso e fazer um acompanhamento médico periódico

No entanto, Turíbio Leite Barros, coordenador do Centro de Estudos de Medicina da Atividade Física e do Esporte (Cemafe), faz ressalvas. “Na infância, a atividade física precisa ser um componente lúdico. A criança tem que ter a sensação de que está brincando”, diz. Ele avisa aos pais que obedecer a vontade dos filhos é essencial nessa fase. “É preciso dar a maior liberdade possível, em relação a atividade, o número de vezes por semana, a duração”.

Em geral, idosos também não possuem contra-indicações para iniciar – ou continuar – a praticar exercícios físicos. “A idade nunca deve ser uma justificativa para impedir a prática de esportes. A atividade física proporciona muito mais benefícios do que causa problemas para os idosos”, afirmou José Carlos Vilela, geriatra do Hospital São Camilo.

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