Academia qual o melhor exercício para emagrecer?

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Afinal, qual o melhor tipo de exercício para emagrecer ?

O principal objetivo das pessoas que aderem a um programa de exercícios físicos é a perda de peso. 
Entretanto, sempre persistem dúvidas: afinal, é melhor correr, pedalar, caminhar…?
Ou, só musculação vai ajudar?
Exercícios aeróbios ou anaeróbios, ou os dois, e o que são eles? 

Os exercícios aeróbios são aqueles que dependem principalmente do consumo de oxigênio para a queima de gordura, que é a principal fonte de energia durante o exercício, e por isso, são exercícios mais procurados quando o objetivo é emagrecimentos. 

São exercícios mais cíclicos, com intensidades de leve a moderada e de longa duração, como:
Escolha a sua! Aqua ÊxitoMuay ThaiMusculaçãoNatação InfantilNatação para adultos iniciantesNexo CycleNexo High IntensityNEXO Método de Treinamento e Zumba e Strong By Zumba.

O principal destaque para esses exercícios é a melhora na função cardiorrespiratória como um todo, ao longo da prática sistemática. São também exercícios com um alto gasto calórico, o que ajuda muito para uma perda eficaz de peso. 

Mas, qual dos exercícios aeróbios escolher? 
Todos são excelentes, você pode optar por aquele que mais lhe agrada, o importante é manter uma intensidade moderada e praticar regularmente, de 3 a 5 vezes por semana e por no mínimo 30 minutos. 

Já os exercícios anaeróbios são aqueles que utilizam energia que é principalmente derivada da queima de glicose (açúcar), independente do consumo de oxigênio. Por isso, as pessoas acham que esses não são exercícios que devem ser procurados quando o objetivo é emagrecimento, mas estão enganadas, pois estes têm a importante função de acelerar o metabolismo pós-execício aumentando a taxa metabólica basal, ou seja, fazer com que você gaste mais energia em repouso, quando está dormindo, comendo, ou fazendo atividades básicas do cotidiano. Além disso, eles são destacados por aumento da força e resistência muscular, bem como da massa magra, menos perda de massa óssea, o que confere vários benefícios ao corpo à longo prazo. São exercícios de curta duração e com uma intensidade maior, como os famosos exercícios de: musculação, Pump, Jiu-jitsu, power yoga, pilates….

Mas, só eles bastam?
Bom, a musculação por si só, com um treino bem prescrito, pode sim fazer com que você perca bastante peso, e o melhor, que ganhe massa magra, livre de gordura. O que acontece é que nos primeiros meses de prática geralmente o ponteiro da balança não diminui ou até mesmo aumenta um pouquinho, e as pessoas acham que está ocorrendo o efeito inverso, mas na verdade, você está sim perdendo gordura e ganhando massa magra (músculos e ossos, principalmente), que naturalmente pesam mais. Mas, isso não significa que você vai ficar com uma aparência musculosa. Com uma prática sistemática, depois de uns 6 meses, já é possível observar reduções de gordura e uma pele muito mais esticada por uma musculatura mais forte e firme. 

Contudo, uma combinação entre os dois tipos de exercícios seria perfeita, pois basicamente o aeróbio queima gordura durante o exercício e o anaeróbio queima gordura após o exercício, no repouso, e com uma alimentação equilibrada, a perfeição estaria completa!

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